Publicidade Topo

notícias

Municípios da região terão novos cursos técnicos e colégio com ensino em tempo integral

Novos cursos serão ofertados em colégios de Irati, Mallet, Teixeira Soares, Prudentópolis e Fernandes Pinheiro, que também terá o primeiro estabelecimento com ensino integral da região/Lenon Diego Gauron, com reportagem de Paulo Henrique Sava

NRE de Irati passará a contar com novos cursos técnicos e escolas com ensino em tempo integral. Foto: Paulo Sava/Arquivo Najuá

Colégios estaduais que estão na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati terão novos cursos técnicos, um colégio com ensino em tempo integral em Fernandes Pinheiro, além de investimentos do governo do estado nos cursos já existentes. 

Em entrevista a nossa reportagem, o chefe do NRE de Irati, Professor Marcelo Chociai Komar disse que o município de Irati irá receber três novos cursos técnicos na área de estética, saúde e tecnologia. De acordo com Marcelo, existe uma ampla procura pelo mercado de trabalho por profissionais dessa área. “Com relação aos cursos técnicos a expectativa é muito boa, é uma ampliação geral no estado do Paraná e não seria diferente aqui no município de Irati. Teremos três cursos novos para o próximo ano, como o curso de Estética, no [colégio] João XXIII, que é muito esperado pela comunidade; o curso de Agronegócios, a nível integral, no Colégio Florestal, e o de Desenvolvimento de Sistemas, no Colégio Antônio Xavier da Silveira, que é um curso muito forte, com um vasto mercado de trabalho”, explica Marcelo.

Além de Irati, municípios da região também terão novos cursos técnicos, além dos já existentes, que serão integrados ao Ensino Médio. “Termos outros cursos em outros municípios, como em Mallet, no Colégio Dario Veloso, com o Técnico em Agronegócios; em Prudentópolis, no Colégio Alberto de Carvalho, que continua com o curso Técnico de Enfermagem e Farmácia e Administração; e no Colégio Orestes Preima, com Agronegócio, no interior, trabalhando com o povo da comunidade rural e expansão agrícola, de modo que o estudante possa perceber e avaliar melhorias de técnicas e outras situações. Vai abrir em Teixeira Soares também o curso de Agronegócios. São trabalhos muito oportunos nesse momento, tendo em vista que são cursos integrados em sua maioria, com seis aulas, de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular, já sendo adaptado às Secretarias Municipais de Educação, para que a gente possa dar essa formação ainda mais plena para a sociedade”, descreve Marcelo.

Para o chefe do NRE de Irati, os novos cursos irão promover a prática dos alunos com as atividades e darão retorno à sociedade no futuro. “Nós temos o curso de Administração integrado, o curso de Agronegócios, principalmente na questão do campo para desenvolver; desenvolvimento de sistemas com o uso de plataformas e o uso da parte matemática e a computação de uma maneira geral. Esse é o objetivo principal do governo do estado de flexibilizar ações diante da comunidade para que as pessoas possam ter essa formação plena desse conhecimento para fazer a entrega à sociedade desse conhecimento”, comenta o chefe do Núcleo Regional.

Ensino Médio Integral: Já em Fernandes Pinheiro, o Colégio Estadual Getúlio Vargas será o primeiro estabelecimento de ensino em tempo integral da região. Marcelo vê esse método de ensino como diferencial na educação dos alunos. “Já temos uma escola em Fernandes Pinheiro que a partir do ano que vem adotará o ensino em tempo integral, com o ensino fundamental e médio, e que servirá como um projeto piloto. Isso fará toda a diferença na vida do aluno, na parte cognitiva e motora, pois ele terá todas as disciplinas básicas na parte da manhã, com o complemento na parte da tarde de informações e conhecimento”. 


Vagas: Marcelo solicita aos interessados em ingressar nos novos cursos para que acompanhem a abertura das novas vagas junto aos colégios dos municípios. “Nós já temos um calendário de matrículas que cada escola vai disponibilizar em breve na internet, então é importante as pessoas acessarem ou ligarem para a escola para que ficarem atentos aos prazos”

Mais informações no Núcleo Regional de Educação de Irati, no telefone: 42-3421-3500.