Publicidade Topo

notícias

Irati reduz intervalo da aplicação da 3ª dose da vacina da Covid-19

Intervalo foi reduzido de seis para cinco meses seguindo orientação do Ministério da Saúde

Pessoas aguardando para tomar a vacina da Covid-19 na unidade Adhemar Vieira de Araújo, em Irati. Foto: Rádio Najuá/Arquivo

A partir desta segunda-feira, 22, o município de Irati reduzirá o intervalo entre a segunda e a terceira dose da vacina contra o coronavírus seguindo orientação do Ministério da Saúde. Agora, as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos recentemente) podem tomar a dose de reforço após cinco meses da aplicação da segunda dose. Até então, o prazo era de seis meses. Pessoas imunossuprimidas continuam recebendo a terceira dose depois de 28 dias da segunda aplicação.

A secretaria de Saúde de Irati ressalta que a dose de reforço será ampliada para todos os munícipes a partir de 18 anos, conforme chegada de novos imunizantes. O município está aguardando orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para planejar essa logística. Nesta segunda, a segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer serão aplicadas em pessoas que receberam a primeira dose até 27 de setembro. Já a segunda dose da Coronavac será aplicada exclusivamente no Parque Aquático para quem recebeu a primeira dose até 8 de novembro.

Na unidade volante do Parque Aquático, a primeira dose para adolescentes com 12 anos ou mais, a segunda dose da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac e a terceira dose serão aplicadas nesta segunda-feira, das 8 às 16 h.

  Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

Nos dias seguintes, a vacinação prossegue com os mesmos grupos. A única alteração será em relação a segunda aplicação. A segunda dose da Astrazeneca e da Pfizer serão aplicadas na terça, quarta e sexta, das 8 às 16 h. Na quinta, haverá aplicação da segunda dose das três fabricantes: Astrazeneca, Pfizer e Coronavac.

No posto Adhemar Vieira de Araújo, a segunda dose da Pfizer será aplicada nas manhãs desta segunda e na quarta, das 7h30 às 11h30. Neste mesmo horário, será aplicada a primeira dose em jovens de 12 anos ou mais na manhã de terça. A terceira dose será aplicada na manhã de quinta.

Na unidade de saúde do bairro Lagoa, a segunda dose da vacina da Covid-19 das fabricantes Pfizer e Astrazeneca será aplicada na manhã desta segunda-feira. A segunda dose da Pfizer voltará a ser aplicada nas manhãs de terça e sexta. Na manhã de quinta-feira, haverá primeira aplicação em adolescentes com 12 anos ou mais. Na mesma data, a terceira dose estará disponível para os grupos aptos a tomarem a dose de reforço.

No Guamirim, a segunda dose da Pfizer será aplicada na manhã de terça. Já na tarde de terça, os profissionais de saúde aplicarão a segunda dose da Astrazeneca. A terceira dose será aplicada na manhã de quarta. A segunda dose da Pfizer e da Coronavac serão aplicadas na manhã de sexta.

No posto de saúde do Pinho de Baixo, a imunização ocorre na manhã de terça. Neste dia, haverá aplicação da primeira dose em jovens com 12 anos ou mais, segunda dose da Pfizer e terceira dose.

No bairro Riozinho, a segunda dose da vacina contra o coronavírus da fabricante Pfizer será aplicada nas manhãs de terça e quarta. Na manhã de quarta, também haverá aplicação da segunda dose da Astrazeneca. A terceira dose será aplicada na tarde de terça, das 12h30 às 16 h. Neste mesmo horário, os adolescentes de 12 anos ou mais recebem a primeira dose na quarta.

No posto de saúde da Vila São João, a segunda dose da Pfizer e a terceira dose estarão disponíveis nas manhãs de segunda, terça, quarta e quinta, das 7h30 às 11h30. Já a primeira aplicação em pessoas com 12 anos ou mais acontecerá de segunda a quinta, das 12h30 até 16 h.

Em Engenheiro Gutierrez, a primeira dose para adolescentes com 12 anos ou mais, segunda dose da Pfizer e terceira dose serão aplicadas na manhã de terça. A segunda dose da Pfizer e da Astrazeneca serão aplicadas novamente na manhã de quinta-feira.

Na unidade de Gonçalves Junior, o atendimento nas tardes de segunda e terça-feira, das 12h30 até 16 h, será exclusivo para moradores do Rio do Couro e Cerro da Ponte Alta para aplicação da segunda dose da Pfizer. Na manhã de terça, haverá aplicação da segunda dose da Pfizer. Na manhã de quinta, será a vez da imunização dos adolescentes com 12 anos ou mais para a primeira dose. Já a segunda dose da Astrazeneca será aplicada na tarde de quinta.

No posto de saúde do Itapará, a primeira dose em jovens com 12 anos ou mais será aplicada nesta segunda, nos dois períodos. O atendimento será das 7h30 às 11h30 e das 12h30 até 16 h. Na sexta-feira, haverá aplicação da terceira dose de manhã e à tarde. No Palmital, a segunda dose da Pfizer e da terceira dose serão aplicadas na manhã de terça.

Até a manhã de sexta-feira, o município de Irati havia aplicado 48.364 vacinas da Covid-19. A primeira dose foi aplicada em 46.850 pessoas. 39.133 munícipes receberam duas doses. 4.557 moradores tomaram a terceira dose. Já a dose única foi aplicada em 1.514 iratienses. No total, 40.647 moradores de Irati estão com o esquema completo de vacinação.

Irati já registrou 9.975 casos de coronavírus, sendo seis no domingo e 11 no sábado. 191 iratienses faleceram por complicações da doença e 9.740 se recuperaram da infecção. 35 pessoas permanecem em isolamento domiciliar e cinco internadas, sendo três em enfermarias e duas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 34 munícipes aguardam resultados dos exames e 108 pessoas que são contatos de moradores infectados permanecem em monitoramento.