Publicidade Topo

notícias

Irati realiza 1º Encontro Cultural de Veículos Antigos no domingo

Evento contará com exposição de veículos antigos, apresentações culturais e espaço para crianças. Encontro acontecerá no estacionamento do Parque Aquático/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Encontro de carros antigos acontecerá no estacionamento do Parque Aquático. Foto: Rádio Najuá/Arquivo

O município de Irati realiza o 1º Encontro Cultural de Veículos Antigos e o 3º Tweed Ride Irati no domingo (7), às 9 horas, no estacionamento do Parque Aquático. Além de exposição de carros antigos, o evento terá apresentações musicais e culturais. O evento será promovido pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, em parceria com a loja Piru Bikes e o Grupo Saber.

As pessoas podem participar do evento expondo seus veículos gratuitamente. No momento da inscrição, os participantes devem destinar qualquer quantidade de ração que será doada para a ONG Amigo Bicho. Segundo o secretário da pasta, Alfredo Van Der Neut, qualquer veículo antigo pode ser exposto, como automóveis, tratores, caminhões, motos, bicicletas e charretes antigas. O próprio secretário pretende expor um veículo durante o evento. “Eu vou levar um tratorzinho antigo que tenho, uma relíquia minha, lá. É um trator 1948 à gasolina, funcionando perfeitamente. É um veículo. Se enquadra também”, conta.

Alfredo destaca que a exposição tem objetivo de mostrar às novas gerações relíquias de antigamente. “Na verdade, os veículos antigos despertam o interesse bastante grande, não só das pessoas que conheceram, mas da juventude que gostariam de saber como eram esses veículos e como funcionavam, já que mudamos muito. Hoje os veículos estão modernizados, mas ainda as características antigas são atraentes”, afirma o secretário.


Na exposição, os proprietários serão responsáveis pela segurança dos veículos. A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito (Iratran) também ajudarão no evento, especialmente apoiando a organização do local. A entrada dos veículos participantes será nos fundos do Parque Aquático. “Lá por trás do pavilhão vai ter uma entrada pela parte dos fundos do pavilhão, perto das canchas, é ali que os carros vão entrar. E ali já recebe o certificado também e serão encaminhados para o local onde poderá ser estacionado e ficar durante o dia todo”, explica Alfredo.

Além do espaço para a exposição, os visitantes também terão um local para o estacionamento. “Se houver uma quantidade grande de carros para a exposição, nós vamos deixar uma reserva próxima do pavilhão. O restante será liberado para estacionar os carros normalmente, para os visitantes ficarem também bem acomodados”, conta.

O evento também contará com um passeio ciclístico promovido pela Piru Bikes. No passeio, os participantes estarão caracterizados com roupas de época e bicicletas antigas, que ficarão expostas no local. “Eles estão organizando uma saída do grupo, ali do Piru Bikes, para chegar lá no Parque Aquático em torno das 9 horas, já caracterizados, inclusive com roupas para crianças de época e também com as bicicletas antigas”, diz o secretário.

Durante a tarde, o público ainda poderá conferir apresentações musicais e participar de sorteio de brindes, doados por empresas parceiras. As crianças também contarão com uma tarde recreativa, com um espaço dedicado para elas, organizado pelo Grupo Saber. “Além de uma programação que eles têm disponível para mostrar alguns cursos, serão sorteados alguns cursos para as pessoas que estão ali participando. Eles vão levar alguns brinquedos como cama elástica, coisas para crianças que serão colocados gratuitamente também dentro desse espaço”, explica Alfredo.

No local, também haverá a comercialização de alimentos em foodtrucks, carrinhos de lanches e chopp. “Estou convidando o pessoal a levar suas cadeiras de praia, sentar na grama, levar seu chimarrão e afinal, desfrutar o que temos de bom em Irati que é o Parque Aquático, que é um lazer importante e público, e não tem absolutamente nenhum custo”, destaca o secretário.

Arte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati