Publicidade Topo

notícias

Irati inicia vacinação da Covid-19 em jovens de 12 anos nesta quarta

Município também está aplicando a segunda e a terceira doses nas unidades de saúde. Confira o calendário de vacinação até sexta

Jovem de Toledo que recebeu vacina da Covid-19. Foto: José Fernando Ogura/AEN

A primeira dose da vacina contra o coronavírus será aplicada em adolescentes com 12 anos a partir desta quarta-feira, 10. Nesta semana, a secretaria de Saúde de Irati também está aplicando a terceira dose em trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos ou mais, desde que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. Já a terceira dose em pessoas imunossuprimidas é aplicada após 28 dias.

Nesta quarta, a segunda dose será aplicada em iratienses que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e Pfizer até dia 15 de setembro. Já a segunda dose para quem recebeu a vacina da Coronavac voltará a ser aplicada a partir de sexta-feira, dia 12, na unidade volante do Parque Aquático e na Vila São João.

A secretaria Municipal de Saúde lembra que os menores de 18 anos devem comparecer aos locais de vacinação com pai, mãe ou responsável ou levar a autorização por escrito. As pessoas que forem imunizadas devem apresentar CPF, documento com foto e carteirinha de vacinação. Os trabalhadores de saúde também devem apresentar a declaração que pertence ao grupo, que está disponível no site da prefeitura de Irati. Pessoas imunossuprimidas devem apresentar a documentação comprobatória especificada no Plano Municipal de Vacinação.


Conforme a programação da secretaria de Saúde, a primeira dose para jovens com 12 anos ou mais, segunda e terceira doses serão aplicadas das 8 às 16 h na quarta, quinta e sexta, no Parque Aquático. Na sexta, a segunda dose da Coronavac será aplicada em pessoas que receberam a primeira dose até 29 de outubro.

Na unidade Adhemar Vieira de Araújo, a primeira dose para adolescentes de 12 anos ou mais, a segunda dose da Astrazeneca e a terceira dose serão aplicadas nesta quarta das 7h30 às 11h30. Na quinta-feira, 11, no mesmo horário, os mesmos grupos serão imunizados. A única diferença é que será aplicada a segunda dose em pessoas que foram imunizadas com a Pfizer. Na sexta-feira, 12, haverá aplicação somente da segunda dose da Pfizer.

No bairro Lagoa, a segunda dose da Pfizer e a terceira dose serão aplicadas amanhã das 7h30 às 11h30. No mesmo horário, na quinta-feira, 11, acontecerá a aplicação da segunda dose da Astrazeneca. Na manhã de sexta, 12, será a vez da aplicação da primeira dose em adolescentes com 12 anos ou mais e segunda dose da Pfizer.

No Guamirim, a segunda dose da Pfizer será aplicada amanhã, nos períodos da manhã e tarde. Na manhã de quinta, os jovens com 12 anos ou mais serão imunizados. Já na tarde de quinta, haverá aplicação da terceira dose no horário das 12h30 às 16 h.

No Pirapó, a terceira dose será aplicada amanhã, nos dois períodos. A segunda dose da Pfizer será aplicada na quinta-feira, também de manhã e à tarde. Já na manhã de sexta será a vez da aplicação da primeira dose em pessoas com 12 anos ou mais. O horário de atendimento na unidade de saúde do Pirapó é das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16 h.

No Pinho de Baixo, o próximo dia com vacinação da Covid-19 será na quinta-feira para aplicação da primeira dose em adolescentes com 12 anos ou mais das 12h30 às 16h30. Na manhã de sexta, haverá aplicação da primeira dose em jovens de 12 ou mais, segunda dose da Pfizer e terceira dose.

No Riozinho, haverá vacinação contra o coronavírus na manhã desta quarta-feira para aplicação da primeira dose em jovens com 12 anos ou mais e segunda dose da Pfizer e da Astrazeneca. Já a terceira dose será aplicada nesta quarta, nos dois períodos.

Na Vila São João, haverá aplicação da segunda dose da Pfizer nas manhãs de quarta e quinta. Já a segunda dose da Coronavac será aplicada na manhã de sexta. A terceira dose será aplicada nas manhãs de quarta, quinta e sexta, das 7h30 e 11h30. O período da tarde entre 12h30 e 16 h será sempre destinado para imunização de adolescentes de 12 anos ou mais.

Em Engenheiro Gutierrez, a segunda dose da Pfizer será aplicada na manhã desta quarta. Na manhã de quinta, haverá aplicação da segunda dose da Pfizer e Astrazeneca. Durante a tarde de quinta, também haverá aplicação da segunda dose da Astrazeneca. Na manhã de sexta, os profissionais de saúde aplicam a primeira dose em adolescentes com 12 anos ou mais e a segunda dose da Pfizer.

No posto de saúde de Gonçalves Junior, haverá vacinação para adolescentes de 12 anos ou mais para pessoas que residem nas comunidades do Rio do Couro e Cerro da Ponte Alta na manhã de quarta-feira. Durante a tarde de quarta, será aplicada a segunda dose da vacina da Pfizer também para moradores do Rio do Couro e Cerro da Ponte Alta. 

Na quinta, a segunda dose da Pfizer será aplicada no período da manhã. Durante à tarde serão atendidos os moradores que recebem a segunda dose da Astrazeneca. A primeira dose em adolescentes com 12 anos ou mais será aplicada novamente na manhã de sexta. A terceira dose para pessoas que residem em Gonçalves Junior também será aplicada na manhã de sexta. Já os moradores de Rio do Couro e Cerro da Ponte Alta recebem a terceira dose na tarde de sexta.

No Itapará, a primeira dose da vacina da Covid-19 para jovens de 12 anos ou mais e a segunda dose da Pfizer serão aplicadas na manhã e tarde de sexta. Na localidade de Palmital, os adolescentes de 12 anos ou mais recebem a primeira dose na manhã de sexta.

Número de doses aplicadas: Até a manhã de hoje, Irati aplicou 47.061 doses da vacina contra o coronavírus. A primeira dose foi aplicada em 45.547 iratienses. 37.197 moradores receberam duas doses. A terceira dose foi aplicada em 3.804 pessoas. 1.514 munícipes receberam a dose única. Com isso, o total de pessoas com o esquema completo de vacinação atingiu 38.711.

Quantidade de casos de Covid-19: Irati já registrou 191 óbitos por complicações da Covid-19. Ao todo, 9.889 casos de coronavírus foram registrados no município desde o início da pandemia, sendo 13 nesta terça, nove na segunda e 15 no domingo. 9.601 iratienses se recuperaram da doença, 91 permanecem em isolamento domiciliar e dois internados em leitos de enfermaria. A secretaria de Saúde registra 125 contatos de casos diagnosticados com a doença em monitoramento e 79 moradores aguardam resultado dos exames laboratoriais. Em novembro, o município de Irati já registrou 156 casos e duas mortes.