Publicidade Topo

notícias

Colégio Xavier está com matrículas abertas para três cursos técnicos

Instituição está oferecendo cursos para os alunos que vão iniciar o Ensino Médio e também para aqueles que já concluíram/Lenon Diego Gauron

 Na foto, alunas do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira. Foto: Paulo Henrique Sava

O Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira está com matrículas abertas para os cursos de Formação de Docentes e Desenvolvimento de Sistemas para os alunos que vão iniciar o Ensino Médio em 2022; e o curso de Administração Subsequente destinado para quem que já concluiu os estudos. Os cursos para os alunos que estudam na instituição serão integrados a grade curricular. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro.

O curso de Formação de Docentes passou por modificações e terá uma duração menor do que era, a partir do ano que vem. “O curso de Formação de Docentes abrange os alunos vindos do nono ano do ensino fundamental e que iniciam conosco, com duração de três anos. No ano anterior, eram quatro anos; agora estamos com uma nova grade curricular, que engloba a formação técnica e a formação base nacional comum. Então é uma novidade, onde sai com a formação técnica e um diploma no tempo que demoraria para se formar no ensino médio”, explicou a nossa reportagem a diretora do colégio, Maria Amelia Ingles.

Segundo ela, o curso de Formação de Docentes garante aos alunos uma oportunidade no mercado de trabalho. “O curso de formação de docentes tem muito campo de trabalho. Todos nossos alunos já estão fazendo estágio remunerado nas escolas, nos CMEIs e em alguns lugares na prefeitura”, afirma.

Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

Por sua vez, o curso de Desenvolvimento de Sistemas é voltado aos alunos que têm afinidade com tecnologia e buscam uma oportunidade de aprimorar o conhecimento. “O curso de Desenvolvimento de Sistemas é inovador aqui em Irati e também tem campo de trabalho. Os jovens precisam entender que nós precisamos nos especializar. Ele é também um curso para os alunos advindos do nono ano concluído e com duração de três anos. Ele tem a linguagem técnica, a parte específica do curso, e a parte que é a base nacional comum, que traduz o ensino médio”, explica Maria Amelia.

Já o curso de Administração será direcionado às pessoas que já concluíram o Ensino Médio e que têm interesse em aprender uma nova profissão. O curso terá duração de um ano e meio. “O curso de administração subsequente é para os alunos que já têm o ensino médio completo, que abre muitos campos de trabalho. Nós tivemos neste ano um curso excelente, com alunos excelentes. A gente já tem um respaldo para fazer um bom curso de administração aqui no Colégio Xavier”, avalia a diretora.

As vagas para os três cursos são limitadas e estão abertas até o dia 26 de novembro. Os interessados devem comparecer no Colégio Xavier portando RG, CPF e talão de luz.

Para inscrição no curso de administração subsequente, os interessados devem levar também o histórico escolar do 1º e 2º anos; boletim escolar do 3º ano (ou histórico escolar do Ensino Médio, para quem já concluiu os estudos); e comprovante de benefícios sociais, como Bolsa Família por exemplo, caso esteja incluído em algum programa social do governo federal. Mais informações no telefone: (42) 3423-2398.