Publicidade Topo

notícias

Colégio Florestal está com inscrições abertas para cursos técnicos

Inscrições para os cursos de Florestas, Agronegócio e Segurança de Trabalho podem ser feitas até o dia 25 de novembro/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Colégio Florestal de Irati fica na Avenida Paraná, número 1000, na Vila São João. Foto: Hedelson Alves/Arquivo

O Colégio Florestal está com as inscrições abertas para os cursos de Florestas, Agronegócio e Segurança do Trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro na internet ou pessoalmente na instituição.

Os cursos serão ofertados em duas modalidades: uma subsequente e uma integrada. Os cursos subsequentes serão voltados aos alunos que já terminaram o Ensino Médio. Já os cursos integrados serão para os estudantes que estão começando o primeiro ano do Ensino Médio. Os cursos integrados fazem parte da formulação do Novo Ensino Médio e terão duração de três anos, o mesmo tempo de formação atual.

Ao todo, serão ofertadas 220 vagas no curso de Florestas. “160 dessas vagas estão destinadas para os alunos que vão cursar o técnico em Florestas Integrado, para aqueles alunos que acabaram concluindo o nono ano [do Ensino Fundamental] agora”, conta o professor Elisson Girardi.


Ainda haverá turmas pela manhã para o curso de Agronegócio integrado ao novo Ensino Médio. “O aluno vem das 7 da manhã até o meio-dia e faz o curso técnico em Agronegócio”, afirma Elisson.

Quem já completou o Ensino Médio terá a oportunidade de cursar algum curso. Serão 40 vagas ofertadas no curso técnico de Florestas Subsequente. “É para aqueles alunos que já concluíram o terceiro ano. Vem para o colégio e fica um ano e meio”, explica o professor.

Os cursos de Agronegócio e Técnico em Segurança do Trabalho também terão turmas para alunos que já finalizaram o Ensino Médio. Cada curso ofertará 40 vagas para o turno da noite. A duração para o curso subsequente em Florestas é de um ano. Já os cursos subsequentes de Agronegócio e Técnico em Segurança do Trabalho serão de um ano e meio.

O professor Gilmar Gumy alerta que para o curso de Segurança do Trabalho subsequente há uma idade mínima para cursar. “Até a primeira semana de fevereiro esse aluno, quando for fazer a matrícula, ele tem que estar com 18 anos completo. Essa é uma exigência legal para o curso de Segurança do Trabalho, em relação à periculosidade do aluno, em relação às práticas, com relação ao mercado de trabalho em si”, disse. Nos demais cursos subsequentes, não há exigência de idade mínima.

Gilmar também destaca que os alunos têm espaço no mercado de trabalho após a formação. É o caso dos alunos que se formarão no curso de Florestas. “Esses alunos vão ingressar aonde? Em empresas florestais, em empresas ambientais, prefeituras, em agropecuárias, enfim, o campo de trabalho é muito vasto, visto que o plantio de florestas segmentado, a busca por energia sustentável vem aumentando no País. Então, é um mercado promissor e é o que a gente sempre ouviu falar que a área agrícola, área florestal é o futuro do nosso País e não vamos fugir disso”, conta.

Todos os cursos são gratuitos e terão aulas presenciais no próximo ano. Além disso, haverá o alojamento para alunos que estiverem matriculados no curso integrado de Florestas. “O aluno pode vir, mora aqui na escola, tem direito a seis refeições, direito à moradia, ao estudo, sem pagar nada. A partir do próximo ano, nós não conseguimos oferecer ao curso subsequente”, explicou.

Nos alojamentos, há atualmente 100 meninas e 100 meninos, sendo alunos de diversos estados como Bahia e Rio Grande Sul, mas também pessoas que residem no interior de Irati e região. Os alojamentos são gratuitos e toda a assistência é oferecida aos alunos.

Durante a pandemia, houve redução da capacidade de alunos no alojamento, mas agora, o colégio tem funcionado com a capacidade total. “A nossa capacidade total ainda está abaixo do limite permitido porque nós não temos mais os alunos do subsequente que também faziam parte do alojamento. Não tendo o pessoal do alojamento, a nossa capacidade aumentou. Nós estamos com 100% dos alunos internos, sem risco nenhum da pandemia”, afirma Elisson.

Com uma área de 186 hectares, o Colégio Florestal é equipado com toda a estrutura para atender os alunos. No local, há viveiro florestal, serraria, marcenaria, oficina de máquinas, quatro laboratórios, biblioteca, 17 salas de aulas, ginásio de esportes poliesportivo, quadra de vôlei e campo de futebol. O colégio ainda possui horta e criação de animais, como porcos e aves, além de trabalhar com apicultura.

Para fazer a inscrição, é preciso apresentar documento pessoal, histórico escolar (do Ensino Fundamental ou Médio) e comprovante de residência. As inscrições podem ser feitas no Colégio Florestal, pelo e-mail iriflorestalcostaesilva@seed.pr.gov.br ou pela internet por meio deste link. Alunos menores de 18 anos terão que se apresentar com um responsável para realizar a inscrição.

Dependendo do número de inscritos, poderá haver processo de seleção. “Depois, se nós tivermos um número xis de alunos, entra um processo seletivo através das notas do Ensino Fundamental das disciplinas de português e matemática. Há uma entrevista para o internato e depois o aluno vai fazer a matricula”, explica Gilmar.

Mais informações nos telefones (42) 3423-2511 ou (42) 3423-2381. Também há a página no Facebook.  O Colégio Florestal está localizado na avenida Paraná, número 1000, na Vila São João, em Irati.

Foto: Divulgação