Publicidade Topo

notícias

Unicentro define retorno das atividades presenciais para o dia 18 de janeiro

Decisão foi tomada em reunião plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Apenas os cursos de Enfermagem e Medicina Veterinária, do campus Cedeteg, em Guarapuava, voltam às aulas presenciais no dia 10 de janeiro/Paulo Henrique Sava, com informações da COORCS/Unicentro

Reitor da Unicentro, Fábio Hernandez, durante reunião que definiu retorno às aulas presenciais da Unicentro para o dia 18 de janeiro. Foto: Divulgação Unicentro

Em reunião virtual realizada no dia 22 de outubro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) definiu o dia 18 de janeiro de 2022 para a retomada das aulas presenciais na instituição. Apenas os cursos de Enfermagem e Medicina Veterinária, do campus Cedeteg, em Guarapuava, retornarão no dia 10 de janeiro. 

A decisão seguiu a conclusão da Câmara de Graduação da universidade, conforme explicou o reitor Fábio Hernandez, em áudio divulgado pela Coordenadoria de Comunicação Social da instituição. “O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão acompanha, por unanimidade, a conclusão da Câmara de Graduação, no que se refere ao retorno às atividades presenciais dos cursos de graduação, ou seja, em janeiro”, frisou.

Segundo o reitor, mesmo com a manutenção das aulas remotas até 17 de janeiro, algumas atividades práticas foram autorizadas pelo CEPE, desde que sejam observados os cuidados para evitar o contágio do coronavírus, como o uso de máscaras e álcool gel, além da manutenção do distanciamento social.

O professor Marcos Ventura Faria, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da universidade, apresentou argumentos favoráveis ao retorno das atividades práticas de mestrado e doutorado. O Conselho definiu que esta decisão caberá a cada programa, ao professor responsável e aos alunos que cursam as disciplinas. “Mostramos todas as especificidades da pós-graduação, que são o número reduzido de alunos, aulas espaçadas e todas as questões de operacionalização, e considerando que eu, como pró-reitor, recebi solicitação de alguns coordenadores para que pudessem ter autorização para retornar às atividades presenciais, aqueles que desejarem”, frisou.


Em contato com nossa reportagem, a diretora do campus Irati, Andreia Nogueira Dias, informou que, mesmo com o início das aulas presenciais marcado para o dia 18 de janeiro de 2022, as atividades práticas já podem ser realizadas, desde que tenham autorização dos conselhos departamentais e sejam levadas ao conhecimento da direção do campus, em função dos cuidados de biossegurança.

Os estágios presenciais para os cursos de licenciaturas e bacharelados para os acadêmicos das séries finais dos cursos também estão liberados, conforme explica Andreia. “Por exemplo, no campus Irati, já estamos com o funcionamento das clínicas de Psicologia e Fonoaudiologia, com ênfase nas atividades de estágio para os acadêmicos, para atendimento à comunidade da nossa região, seguindo todos os protocolos de segurança”, frisou.

A diretora revelou estar ansiosa pelo retorno das aulas presenciais. “A universidade nunca parou: durante toda a pandemia, como várias outras instituições, atuamos de forma remota, em todos os setores da universidade e de todos os campi, buscando preservar a saúde de todos, da comunidade acadêmica e da população da nossa região. Será um novo desafio, e estamos com a Unicentro à disposição para receber a todos e dar sequência à nossa atividade, buscando sempre a evolução e a excelência”, finalizou.