Publicidade Topo

notícias

Teixeira Soares fará monumento alusivo ao Imaculado Coração de Maria

Imagem do Imaculado Coração de Maria será enviada diretamente do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, para o município. Monumento será construído na Praça dos Irmãos Baumel/Paulo Sava, com reportagem de Rodrigo Zub

Imagem do monumento do Imaculado Coração de Maria localizado na Praça Cova da Iria, no bairro Tarumã, em Curitiba. Foto: Divulgação

Em breve, o município de Teixeira Soares poderá contar com mais um ponto turístico. Um monumento religioso em homenagem ao Imaculado Coração de Maria será construído na Praça dos Irmãos Baumel, próximo ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e à rotatória do município. 

Confira o áudio da reportagem no fim do texto

Para isso se concretizar, uma imagem consagrada do Imaculado Coração de Maria, está sendo enviada do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, para o município e será colocada no local. O transporte será feito pela Marinha Brasileira. A única exigência é de que a imagem seja colocada em um lugar tranquilo, conforme explica o diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico do município, Ricardo Alexandre Basso (Farofa). “É um espaço adequado e de movimento, mas ao mesmo tempo é tranquilo e arremete a uma boa espiritualidade. As pessoas poderão fazer orações, é um local bem aprazível e caracterizado talvez para esta imagem estar ali”, frisou.

Basso ressaltou que a ideia de adquirir a imagem partiu da senhora Maria do Rocio Policeno, que foi moradora da localidade de Faxinal dos Mineiros, no interior de Teixeira Soares. Ela também morou em Curitiba, onde coordenou o Movimento do Imaculado Coração de Maria na capital. Maria e o marido voltaram para Teixeira Soares após se aposentarem como comerciantes durante a pandemia de coronavírus. 

O secretário conta que a mulher decidiu apresentar a ideia de construção do monumento para a prefeitura depois de sentir uma espiritualidade mariana muito grande no município. “Ela queria fazer aqui no nosso município, mais especificamente no Faxinal dos Mineiros, e veio a possibilidade de se fazer pelo município. Ela veio [até a Prefeitura], conversou com a nossa vice-prefeita [Juliana Belinoski], que achou a ideia muito interessante. Passamos para o prefeito Lula, que a acolheu muito bem, e assim veio esta ideia de trazer a imagem, é o monumento do Imaculado Coração de Maria”, afirmou Basso.


Ao solicitar autorização para construir o monumento no local, os integrantes de uma comissão municipal composta pelo secretário de Cultura, pelo Prefeito Lula Thomaz, pela vice-prefeita Juliana Belinoski e pelo pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Padre Janescleo Guimarães, foram informados pelo bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, que o local onde será colocada a imagem do Imaculado Coração de Maria chegou a ser cogitado para receber a nova igreja matriz no município. “Houve um monumento há algum tempo para demolir a Igreja Matriz e construir outra dentro do município porque a nossa estava ficando com pouco espaço. Dom Sérgio já havia observado que aquele local seria para as futuras instalações desta igreja, mas por coincidência, neste local será colocada esta santa. Como vai ser feito o monumento, ele ficou muito feliz”, frisou.

 Representantes da prefeitura de Teixeira Soares se reuniram com o bispo da Diocese de Ponta Grossa para discutir a instalação do monumento de Imaculado Coração de Maria no município. Foto: Prefeitura de Teixeira Soares

A inauguração do Monumento de Imaculado Coração de Maria está prevista para o dia 14 de julho de 2022, quando Teixeira Soares completará 105 anos. Também no ano que vem, a aparição de Nossa Senhora em Fátima completará 105 anos. A licitação deve ser feita ainda neste ano para que a obra seja iniciada em janeiro de 2022.

Ouça o áudio desta reportagem