Publicidade Topo

notícias

Sala do Empreendedor e Cooperativa Civia realizam curso de gestão de negócios

Curso destinado para microempreendedores da região será no dia 5 de novembro em Irati. Curso trará informações básicas para pessoas que estão começando seus negócios/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Coordenadora da Sala do Empreendedor de Irati, Sabrina Cidres (segunda da esquerda para a direita) ao lado dos funcionárias da prefeitura de Teixeira Soares, Fabielly Costa de Oliveira e Gabriel, e da vice-prefeita Juliana Belinoski, durante conversa que efetivou parceria para realização de curso de gestão financeira. Foto: Divulgação

A Sala do Empreendedor e a Cooperativa Civia realizam um curso de gestão de negócios para microempreendedores no dia 5 de novembro. O curso é gratuito e aberto a participantes dos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares. O evento ocorre no prédio da Associação Comercial e Empresarial (ACIAI), em Irati, das 8 às 10h.

A coordenadora da Sala do Empreendedor de Irati, Sabrina Cidres, explica que o objetivo é fornecer ao microempreendedor informações sobre a gestão de seus negócios. “Através de uma necessidade que vimos que precisava ir atrás desse parceiro que pudesse vir até nós nos ajudar com o dia a dia dos MEIs, a estar trazendo todo esse entendimento e a forma mais facilitada para que eles possam estar resolvendo seus problemas”, disse Sabrina.

O gerente de relacionamento e negócios da Civia, Kleber da Mota Fernandes, conta que o curso é voltado para o empreendedor que está iniciando. “Hoje esse curso vai ser mais focado para aquele empreendedor que está iniciando o seu comércio, que está iniciando as suas atividades, trazendo soluções de movimentação de caixa, de orientações quanto à emissão ou não de notas. Eu, de acordo com o meu CNAE [Código Nacional de Atividades Econômicas], tenho que emitir nota obrigatoriamente todos os meses? Como faço? Como vou fazer sanitização do fluxo de caixa? É a gestão financeira como um todo”, explica.


O curso abordará informações básicas como a realização de Declaração Anual (DAS), emissão de notas, fluxo de caixa e capital de giro. De acordo com o gerente de relacionamento e negócios da Civia, a intenção é ajudar o microempresário a regularizar sua situação e poder obter vantagens. “O que percebemos é que essa falta de orientação atrapalha com o que o microempreendedor tenha acesso a maiores créditos, até mesmo a linhas de créditos para poder estar saneando o seu negócio. Consequentemente, a maioria ainda está muito na informalidade. Estar ali como microempreendedor, mas não compreende que há um limite anual que pode estar trabalhando. E muitas vezes, acaba colocando na declaração um valor muito abaixo ou muito acima daquilo que é permitido”, conta.

O curso será ministrado por um palestrante da plataforma de cursos Progrid. Ao todo, o curso terá 30 vagas disponíveis, sendo que serão dez para microempreendedores de Irati, dez para Fernandes Pinheiro e dez para Teixeira Soares.

As inscrições podem ser realizadas em cada cidade até quinta-feira (4). Em Irati, as inscrições são realizadas na Sala do Empreendedor no prédio da ACIAI, das 8 às 12h e das 13 às 17h. Em Fernandes Pinheiro, a inscrição pode ser feita na prefeitura, pela manhã, com Otávio ou Tiago. Em Teixeira Soares, a inscrição é realizada na Sala do Empreendedor, localizada na antiga rodoviária, junto à agência do Trabalhador. No local, a inscrição é realizada com Fabielly ou Gabriel durante a manhã ou a tarde.

Sabrina destaca que é importante o microempreendedor se capacitar para melhorar os seus negócios. “Sempre falamos para os MEIs estarem se capacitando. Além de ser importante parta o próprio benefício deles, eles estarem conseguindo tirar suas DAS, entendendo suas notas fiscais, a importância de estarem fazendo esses cursos que fazemos. Que por ventura eles querem um crédito pela própria Fomento ou pelo Banco da Mulher, que tem dentro da Sala do Empreendedor também, o custo vai ser mais abaixo dos juros, ele tendo essas capacitações”, conta.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Sala do Empreendedor de Irati pelos telefones (42) 3132-6282 ou (42) 3132-6283. Também é possível ter informações pelo WhatsApp no número (42) 9-9107-0283.

A Cooperativa Civia está localizada na Avenida Vicente Machado, em frente à Câmara de Irati. A cooperativa é focada no público urbano e oferece todos os tipos de serviços bancários. O atendimento é das 9 às 17h.

Coordenadora da Sala do Empreendedor de Irati, Sabrina Cidres, ao lado de Otávio, funcionário da prefeitura de Fernandes Pinheiro. Dez moradores da cidade vizinha poderão participar do curso de gestão de negócios. Foto: Divulgação