Publicidade Topo

notícias

Profissionais da saúde de Irati podem receber 3ª dose da vacina contra Covid-19

Para receberem a dose de reforço, os profissionais de saúde devem ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Os profissionais da saúde de Irati já podem receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Para tomarem a terceira dose, os trabalhadores devem ter recebido a segunda dose, há pelo menos seis meses. Eles podem ser imunizados em qualquer unidade de saúde do município.

Para ser vacinado é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão SUS, documento com foto, carteirinha de vacina que contenha os registros da primeira e segunda dose da vacina contra o coronavírus, além da declaração que pertence ao grupo dos trabalhadores de saúde, seguindo o mesmo modelo utilizado no início da campanha e que está disponível no site da Prefeitura.

Nesta semana, a secretaria de Saúde de Irati está aplicando a primeira dose da vacina do coronavírus em adolescentes com 17 anos e jovens de 12 a 17 anos que possuem comorbidades. Estão aptos para receber a segunda dose nesta sexta-feira, 8, os moradores de Irati que tomaram a primeira dose da Astrazeneca até o dia 16 de julho, da Pfizer até o dia 13 de agosto e Coronavac conforme a data agendada na carteirinha de vacinação. A secretaria de Saúde de Irati ressalta que o intervalo de aplicação da segunda dose da Pfizer foi reduzido de 84 para 56 dias.


Já a terceira dose está sendo aplicada em pessoas com 70 anos ou mais desde que a segunda dose tenha sido realizada há pelo menos seis meses. Pessoas imunossuprimidas também recebem a terceira dose. Neste caso, o intervalo entre a segunda e a terceira dose é de 28 dias. Cada local de vacinação possui um calendário diferente. Confira o cronograma completo no portal da Najuá e no site e nas redes sociais da Prefeitura de Irati.

Até a manhã de hoje, 44.384 pessoas haviam sido vacinadas em Irati. A primeira dose foi aplicada em 42.870 iratienses. 28.715 moradores receberam duas doses. 550 moradores tomaram a terceira dose e 1.514 receberam a dose única da Janssen. A cidade possui 30.229 munícipes com esquema completo de vacinação.

O município de Irati já registrou 9.429 casos de coronavírus, sendo 19 ontem e 13 na manhã de hoje. Desde o início da pandemia, 185 pessoas faleceram, 9.121 moradores infectados se recuperaram, 111 estão em isolamento domiciliar e sete internados, sendo seis em enfermarias e um numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 63 pessoas que tiveram sintomas de Covid-19 aguardam resultado dos exames.