Publicidade Topo

notícias

Irati libera limpeza de túmulos e capelas de cemitérios até dia 31

Por outro lado, a secretaria de Ecologia e Meio Ambiente solicita que construções, ampliações e reformas sejam realizadas após o dia 3 de novembro/Rodrigo Zub

Foto: Rádio Najuá/Arquivo

A limpeza de jazigos e capelas nos cemitérios sob responsabilidade da prefeitura de Irati está liberada até o dia 31 de outubro. Porém, a secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati solicita que obras, como construção, ampliação e reformas sejam realizadas a partir do dia 3 de novembro, ou seja, depois do Feriado de Finados.

A secretária Magda Lozinski afirma que a intenção é evitar que os restos de construção atrapalhem o deslocamento das pessoas durante as visitas aos túmulos. As reformas também podem sujar ou danificar os jazigos ou capelas próximas. A medida é válida para os cemitérios da Vila São João, Riozinho e Municipal. “Ao longo dos anos, a gente notou que as construções de grande porte durante dez, 15 dias [antes do Finados], acabavam impactando corredores, massa de construção era espirada em capelas, a gente se deparava com algumas reclamações. As pessoas podem fazer a limpeza dos jazigos e capelas sem problemas. Porém, solicitamos que grandes construções sejam realizadas posterior ao dia 2, para que a gente possa deixar o espaço bem bonito para que os familiares possam fazer suas orações e visitar os entes queridos nos cemitérios”, relata a secretária.


Magda diz que as famílias não serão impedidas de ampliar túmulos ou capelas, por exemplo, caso haja necessidade em função do falecimento de uma pessoa. “Pintura e limpeza são coisas que não afetam as capelas vizinhas. Nos outros anos, a gente se deparava com caixa de massa nos corredores e tábuas onde eles fazem a caixaria para levantar os túmulos. Então acaba gerando transtorno porque as vezes vem pessoas de municípios vizinhos, municípios distantes visitar o cemitério e acaba deixando uma aparência, uma estética muito ruim. Esse ano resolvemos pedir a colaboração, principalmente dos profissionais da área de construção civil. É claro na necessidade de execução de um jazigo caso venha falecer um familiar e a família precise jamais a gente vai se opor. Porém, aqueles que podem até o dia 3 a gente está pedindo essa colaboração”, solicita.

Nesta semana, os cemitérios estão abertos até 18 h para limpeza e visitação. “Nos dois dias que antecedem o dia 2, pedimos que não seja feita a limpeza muita gente vai e acaba espirando água suja e sujando a capela do vizinho. Recebemos muita reclamação e gera transtorno. A gente libera a limpeza até o dia 31. Depois disso deixe só para ser visitado”, reforça Magda.

No Dia de Finados, o horário de atendimento será das 7 às 19h. As ruas próximas aos cemitérios da Vila São João e Municipal serão fechadas para facilitar a entrada e saída das pessoas.

Foto: Rádio Najuá/Arquivo