Publicidade Topo

notícias

Iraty estreia hoje na terceirona do Campeonato Paranaense contra o Patriotas

Jogo será neste sábado, às 15h30, no estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo, com transmissão da TV Azulão, no Facebook/Rodrigo Zub, com reportagem de Ademar Bettes

Imagem de treino do Azulão observado pelo técnico Karmino Colombini. Foto: Iraty/Facebook-Reprodução

O Iraty Sport Club estreia neste sábado na terceira divisão do Campeonato Paranaense. O Azulão enfrenta o Patriotas, no estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo, na Região Metropolitano de Curitiba, às 15h30. A partida será transmitida na TV Azulão, no Facebook.

Dezoito jogadores do Iraty estão aptos para jogar. Eles tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São eles: Diogo Roque, Mahmad Adnan Reda (Mohá), Valsir Castanha, Emanuel Cabral, Danilo Bueno, Bruno Cardoso, Pedro Mendes, João Paulo, Almeida, Douglas, Lucas Ianzen, Daniel Colombini, João Vitor, Thiago Gomes, Luiz Arthur, Lucas Ibiapina, Rogério e Wellington.

Entre os atletas inscritos, três deles iniciaram a carreira no Azulão e retornam ao clube. O zagueiro Rogério jogou no Azulão entre 2008 e 2011. Depois disso, ele passou por clubes como Londrina, Criciúma/SC, Resende/RJ, São Bento/SP e Penapolense/SP. O volante Almeida passou pelo Iraty em 2006, 2010, 2011 e 2018. O volante Diogo Roque também atuou pelo Azulão e retorna ao clube para jogar a terceirona.


Em entrevista ao repórter Ademar Bettes, o treinador do Iraty, Karmino Colombini, afirmou que essa é uma oportunidade para que esses atletas mostrem suas qualidades independente da idade e do que já fizeram no passado. “Não se trata apenas a marca do ex. Tem uma história escrita, mas independente da idade é a oportunidade para que se inscreva novos capítulos, um rumo para aquilo que tem e marcarão suas histórias independentemente da idade”, disse o treinador.

Karmino também ressaltou que os jogadores mostraram evolução durante os treinamentos e espera que eles tenham eficiência durante a partida para vencer o adversário. Karmino ressaltou a estrutura do Patriotas, clube recém-criado que está iniciando sua trajetória no futebol profissional. “Trabalhamos bem, nós queremos que tenha essa mesma consistência diante de um adversário, o qual nós respeitamos a construção dessa equipe, a fundação, a sua condição de trabalho, mas nós queremos ir em busca de um resgate de tudo aquilo que já foi feito [no clube]. Queremos fazer tudo com eficiência para que se torne ao longo dos dias uma resposta que temos em mente e queremos dar uma resposta para a torcida”, afirma Karmino.

Já o presidente do Iraty, Odair Marochi, ressalta que um dos objetivos da atual diretoria está sendo cumprido com a participação do clube em competições estaduais. Odair relata que todos os atletas foram submetidos aos testes de coronavírus. Como nenhum exame teve resultado positivo, todos os jogadores estão aptos para jogar. Segundo o presidente do Azulão, o clube tem uma estimativa de gastos de aproximadamente R$ 25 mil somente para custear os testes nos dez primeiros jogos da primeira fase. O clube conseguiu firmar uma parceria com um laboratório da cidade para diminuir os custos. Com isso, o gasto será de aproximadamente R$ 2.500 por jogo.

Patriotas: O adversário desta tarde do Azulão, o Patriotas Futebol Clube faz sua estreia no futebol profissional. Ele foi filiado na Federação Paranaense de Futebol no dia 18 de dezembro de 2020. O time tem sua sede em Curitiba com um moderno Centro de Treinamento chamado de Toca do Jacaré. Por isso, um dos objetivos é investir na revelação de atletas nas categorias de base. Boa parte do elenco é formada por jovens que deveriam disputar o Campeonato Paranaense Sub-19. Porém, a competição não foi disputada em virtude da pandemia de coronavírus.

Em contato com a nossa reportagem, o treinador Luciano Simm, de 49 anos, afirmou que o clube possui uma boa estrutura fora de campo e o objetivo é realizar uma boa campanha na competição. “A gente iniciou os trabalhos há uns seis meses visando o Campeonato Paranaense Sub-19. Até montamos um bom grupo e por esse grupo ficar da maneira que a gente ficasse, a intenção é usar muitos desses meninos. Hoje a base Patriota é muito jovem. A proposta de um time que entra em um campeonato é ir mais longe possível. Sabemos que vamos encontrar muitos times tradicionais como Iraty, Paranavaí, Foz do Iguaçu e Batel, que está na estrada há muito tempo. Mas assim, o Patriotas é um time muito bem organizado fora do campo e com todo apoio possível, mas sempre com o pé no chão e sabendo que é um time novo que vai ter que buscar seu espaço. Jogadores muito jovens, bem trabalhados, hoje num ritmo muito forte fisicamente, mas verdes que eles vão ter que provar até porque não jogaram a categoria, a gente vai ter um pouco de calma com eles. Hoje só de base temos 20 jogadores, de 25 a 27 jogadores, uns 80% é o pessoal Sub-20. Vamos iniciar o campeonato com base bem jovem”, relata o treinador do Patriotas.

Luciano trabalhou oito anos nas categorias de base do Paraná Clube e conquistou três títulos do Campeonato Paranaense Sub-20. Seu último trabalho foi no Independente São-Joseense, onde foi vice-campeão da Taça Federação Paranaense de Futebol Sub-23 em 2019. O Patriotas conta com um iratiense na diretoria. Vinicius Azevedo, o “Vina”, atua na função de diretor de futebol do clube.