Publicidade Topo

notícias

Irati compra Escola São Valdomiro por R$ 2 milhões

Antes da aquisição, o município pagava aluguel pela utilização do espaço/ Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Na semana passada foi oficializada a compra do espaço onde está a Escola Municipal São Valdomiro, no bairro Lagoa, em Irati. A quantia paga pelo município foi de R$ 2 milhões. A assinatura do documento foi realizada pelo prefeito Jorge Derbli e as irmãs da Associação da Imaculada Virgem Maria. Até então, o município pagava aluguel da área para que a escola funcionasse no local.

A assinatura do documento foi realizada pelo prefeito Jorge Derbli e as irmãs da Associação da Imaculada Virgem Maria. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

O terreno da escola possui aproximadamente 15 mil metros quadrados e 2 mil metros de área construída com 12 salas de aula. Hoje, a escola conta com 250 estudantes que, futuramente, serão integrados com a Escola Municipal Professora Vilma Rossa Bartiechen, totalizando 400 alunos.

As irmãs representantes da Associação da Imaculada Virgem Maria, relataram que a entidade concordou com a venda do imóvel para o município porque será mantido o compromisso de o espaço ser direcionado à educação.

Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati


Derbli ressalta a importância da aquisição do imóvel para o município. “Este é um patrimônio, além de histórico, muito bem conservado. Uma escola onde muita gente se formou aqui. Antigamente, quando funcionava o orfanato São Valdomiro, muitas crianças foram atendidas por esta entidade”, diz o prefeito.


Para a vice-prefeita Ieda Waydzik, a compra do prédio será importante para o município economizar com o valor do aluguel. Já a professora e diretora da Escola, Otília Setnarski, relatou que agora o município poderá realizar melhorias no prédio, que não eram permitidas anteriormente, pois o local pertencia às irmãs da Associação da Imaculada Virgem Maria.