Publicidade Topo

notícias

Entidades culturais de Irati divulgam resultado do concurso literário de poesias e crônicas

Iratiense Caterina Balsano Gaioski ficou em primeiro lugar na categoria poesia. Concurso abordou a temática dos 150 anos da imigração polonesa no Paraná; ouça abaixo/Lenon Diego Gauron

Laís Drotz (foto) e Isadora Mendes, de Caxias do Sul/RS, ficaram em segundo lugar do concurso de crônicas. Foto: Divulgação 

O Núcleo de Estudos Eslavos da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) e a Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil (Braspol) de Irati divulgaram o resultado do concurso literário de poesias e crônicas promovidos pelas entidades na última sexta-feira, 1, durante o VI Simpósio Internacional de Estudos Eslavos, que foi realizado de forma online, via Google Meet. Para assistir o evento completo clique aqui. O concurso deste ano abordou a temática dos 150 anos da imigração polonesa no Paraná.

O objetivo do concurso foi proporcionar um espaço para a comunidade escrever poesias e crônicas que retratem o imaginário da cultura polonesa ou histórias da imigração polonesa no Brasil.

  Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

A iratiense Caterina Balsano Gaioski ficou em primeiro lugar na categoria poesias, com a obra intitulada "Gratidão". Já Tomasz Lychowaki, do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, com a poesia "150", seguido por Claudio Costa, de Caxias do Sul (RS), com a poesia "No Raiar da Primeira Estrela", em terceiro lugar. Houve também uma menção honrosa à Lucia Skrzeckowski, de Mallet, com a poesia "Imigranci".

Já na categoria crônicas, Cecília Szenkowicz Holtman, de São José dos Pinhais, ficou em primeiro lugar com a obra "O Rádio e as Batatas". Na segunda colocação ficaram Isadora Mendes e Laís Drodz, de Caxias do Sul (RS), com o título "Crônica". Já Orlando Azevedo, de Irati, ficou em terceiro lugar com a crônica "Sou um baú de madeira".

Os autores das poesias que foram aprovadas receberam certificados e suas obras vão compor um livro digital referente ao concurso.