Publicidade Topo

notícias

Concurso da prefeitura de Rio Azul acontece no domingo

Com 1.732 candidatos inscritos, concurso será realizado em oito locais divididos entre área urbana e rural. Processo seletivo estava previsto para acontecer em 2020, mas foi adiado em virtude da pandemia/Rodrigo Zub

Um dos locais de provas do concurso público será o Colégio Estadual Doutor Afonso Alves de Camargo (imagem). Foto: Rodrigo Zub/Arquivo 

O concurso da prefeitura de Rio Azul será realizado no domingo, 17. São oito locais de provas divididos entre área urbana e rural do município. No total, 1.732 candidatos estão inscritos, sendo 1.437 concorrendo aos cargos do regime estatutário e 295 celetistas. As inscrições foram realizadas entre 22 de maio e 21 de agosto de 2020. Porém, o processo seletivo foi adiado no ano passado em virtude da pandemia de coronavírus.

As provas ocorrerão em dois períodos com tempo de duração de quatro horas. De manhã, os portões dos locais de provas serão abertos às 7 h. Já o fechamento acontecerá às 7h45. À tarde, os portões serão abertos às 13h30. Já o fechamento dos portões ocorrerá às 14h15. Quatro locais de provas serão no interior do município. São eles: Escola Municipal Urquiz Cordeiro, na localidade de Marumbi dos Elias, Escola Municipal Anahir de Oliveira Lima, na Invernada, Escola Municipal Getúlio Vargas, em Rio Azul de Cima, e Escola Municipal José Bonifácio, em Faxinal do São Pedro. Já os locais de provas no centro da cidade são: Centro Catequético da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Estadual Doutor Afonso Alves de Camargo, Colégio Estadual Doutor Chafic Cury, e Escola Municipal Vanda Hessel.


Documentação: Para entrar na sala onde será aplicada a prova, o candidato deverá apresentar um documento de identificação que pode ser: identidade, identidade fornecida por órgão ou conselho de representação de classe, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) modelo novo com foto e que tenha o número da identidade, passaporte brasileiro, carteiras funcionais expedidas por órgão público, que por lei federal possam ser usadas como identidade e carteira de trabalho (modelo novo) expedida a partir de 20 de janeiro de 1997. Para realizar a prova, o candidato deverá portar somente caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricadas em material transparente.

Medidas de combate ao coronavírus:
 Para evitar o contágio de coronavírus, a organização aplicará uma série de medidas de segurança para cumprir os protocolos sanitários. Um profissional de primeiros socorros ficará em cada local de prova, portando kit de primeiros socorros, medidor de pressão e um termômetro para atender candidatos que não se sintam bem durante a realização da prova. A temperatura de todos os candidatos será aferida por meio de um termômetro digital. Quem apresentar temperatura superior a 37,5º C realizará uma segunda aferição. Caso a temperatura se mantenha igual ou superior a 37,5°C, o candidato será deslocado até uma sala extra reservada. Para esse local devem ser encaminhadas as pessoas que apresentarem sintomas de Covid-19, como tosse, espirros, entre outros. 

Todas as salas terão álcool em gel 70% para higienização das mãos das equipes que aplicarão as provas e os candidatos. Será obrigatório o uso de máscara de proteção cobrindo boca e nariz. Haverá faixas de sinalização para manter o distanciamento social, nos locais em que for necessário. Nas salas será respeitada a distância de um metro e meio entre os candidatos. A organização recomenda que os candidatos levem água para consumo próprio para evitar a utilização de bebedouros de fornecimento coletivo de água. Os candidatos diagnosticados com coronavírus e que estejam cumprindo isolamento na data da prova poderão solicitar o reembolso do valor pago pela inscrição no concurso público. Para isso, ele deve apresentar o atestado médico com indicação do isolamento e demais termos que constam no edital do processo seletivo.

O concurso tem validade de dois anos, a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado pela administração.

Vagas disponibilizadas: Das vagas ofertadas, 11 serão disponibilizadas para o regime estatutário, sendo duas de Assistente Operacional, duas de Auxiliar de Serviços Gerais, uma de Mecânico, três de Mecânico Eletricista, duas de Motorista e uma de Operador de Máquinas. Ainda haverá cadastro de reserva para 12 cargos: Assistente Administrativo, Assistente Social, Contador, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor, Psicólogo, Secretário Executivo e Técnico em Enfermagem. 

Para o regime celetista são ofertadas sete vagas, sendo uma de Agente Comunitário de Saúde na área urbana, três para Agente de endemias, uma de Enfermeiro e duas de Médico. A vaga ofertada para Cirurgião Dentista foi suspensa por decisão judicial. Ainda haverá 19 vagas para cadastro de reserva no regime celetista, sendo 18 para Agentes Comunitários de Saúde para atuar no interior do município e uma de Técnico em Higiene Dental. Os salários variam entre R$ 1.258,91 e R$ 3.798,31, dependendo do grau escolaridade (Ensino Médio e Superior Completo).

Informações sobre o ensalamento e demais dúvidas podem ser conferidas nos sites da prefeitura de Rio Azul e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), que organiza o concurso.