Publicidade Topo

notícias

Com mais um óbito, Irati passa 186 mortes por coronavírus

Segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, uma mulher, de 54 anos, que possuía comorbidades, faleceu por complicações da doença

Foto: Rádio Najuá/Arquivo

O município de Irati registrou mais uma morte por coronavírus. Conforme informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, uma mulher, de 54 anos, que possuía comorbidades, morreu por complicações da doença. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 24 de agosto e foi internada cinco dias depois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Irati. A paciente permaneceu 44 dias internada e faleceu no domingo, 10. 

Com esse óbito, a cidade chegou ao total de 186 mortes em função da Covid-19 desde o início da pandemia. No total, 9.479 casos de coronavírus foram diagnosticados no município, sendo 15 nesta segunda-feira. 9.179 pessoas se recuperaram, 103 moradores infectados permanecem em isolamento domiciliar e cinco internados, sendo três em enfermarias e dois em UTIs. 29 munícipes tiveram sintomas da doença e aguardam resultado dos testes. Em outubro, a secretaria de Saúde de Irati já confirmou 160 casos e uma morte em virtude da Covid-19.


Dia D de vacinação da Covid-19: Nesta terça-feira, 12, haverá um Dia D de vacinação contra a Covid-19 em Irati. A imunização ocorrerá das 8 às 12 h, na unidade volante do Parque Aquático. A primeira dose será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais que ainda não foram vacinadas. Os adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e os jovens com 17 anos sem comorbidades também serão contemplados com a primeira dose. 

Para receber a segunda dose, o munícipe deve ter tomado a primeira dose de Astrazeneca até 20 de julho ou da Pfizer até 17 de agosto. As pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac que estejam com a segunda dose atrasada também serão imunizadas. Já a terceira dose será aplicada em pessoas com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses, iratienses imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias e profissionais da saúde que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses.

Vacinação durante a semana: Nos demais dias desta semana, cada local de vacinação terá uma programação diferente. A primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e 17 anos sem comorbidades será aplicada de quarta até sexta, sempre das 8 às 12h, no Parque Aquático. Neste mesmo horário, haverá aplicação da terceira dose no Parque Aquático. Já a segunda dose será aplicada de quarta até sexta, das 12 às 16 h, no Parque Aquático.

Na unidade Adhemar Vieira de Araújo, a primeira, segunda e terceira doses da vacina da Covid-19 serão aplicadas na manhã de quarta, das 7h30 às 11h30. Na manhã de quinta, haverá aplicação da primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais e segunda dose. Já a manhã de sexta foi reservada para a segunda dose de quem tomou a vacina da Pfizer.

No bairro Lagoa, a segunda dose da Astrazeneca e a terceira dose serão aplicadas na manhã de quarta. A primeira dose para jovens de 12 a 17 anos com comorbidades e para adolescentes com 17 anos sem comorbidades estará disponível na manhã de quinta. Já as pessoas aptas para tomar a segunda dose da Pfizer podem procurar a unidade na manhã de sexta.

No Guamirim, a segunda dose será aplicada na quarta-feira, nos dois períodos (manhã e tarde). Na tarde de quinta, haverá aplicação da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e pessoas com 17 anos sem comorbidades. Já a terceira dose será aplicada na manhã e tarde de sexta. O horário de atendimento no Guamirim é das 7h30 às 11h30 e das 12h30 até 16 h.

No Pirapó, haverá aplicação somente da segunda dose da vacina contra o coronavírus nas tardes de quarta, quinta e sexta. No Pinho de Baixo, a segunda dose será aplicada nas manhãs de quarta, quinta e sexta. A terceira dose será disponibilizada na manhã e tarde de quinta-feira. Já a primeira dose será aplicada na tarde de quinta.

No Riozinho, a segunda dose será aplicada na quarta-feira, de manhã e à tarde. Já a terceira dose estará disponível na quinta-feira, nos dois períodos.

Na unidade de saúde da Vila São João, a primeira e a segunda doses serão disponibilizadas no período da manhã, de quarta até sexta, sempre das 7h30 até 11h30. A primeira dose também estará disponível na tarde de quarta, quinta e sexta, bem como a terceira dose.

Em Engenheiro Gutierrez, a primeira dose será aplicada na manhã de quarta. A terceira dose será disponibilizada na manhã de quinta. Já a segunda dose estará disponível na manhã de sexta.

Em Gonçalves Junior, os moradores da própria localidade recebem a segunda dose na manhã de quarta. Na tarde de quarta, a vacinação é destinada para pessoas que residem no Rio do Couro e Cerro da Ponte Alta. Na manhã de quinta serão atendidos os moradores aptos para receber a terceira dose. Na tarde de quinta, haverá aplicação da primeira dose em adolescentes de 17 anos sem comorbidades e jovens de 12 a 17 anos com comorbidades. Na manhã de sexta-feira, haverá aplicação da primeira e terceira dose dos moradores do Rio do Couro e Cerro da Ponte Alta.

No Itapará, a segunda dose será disponibilizada na quinta e sexta, nos dois períodos. Já no Palmital, a segunda dose será aplicada na manhã de quarta. Já a primeira dose será ofertada aos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades e adolescentes de 17 anos sem comorbidades na manhã de sexta.