Publicidade Topo

notícias

Câmara da Mulher de Irati realiza ato de conscientização do Outubro Rosa

Mais de 300 mulheres foram abordadas e receberam orientações sobre a importância da prevenção do câncer de mama/Rodrigo Zub

Folder de divulgação da Campanha Outubro Rosa visa alertar para a importância de se fazer o preventivo. Foto: Divulgação

A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Irati em parceria com a prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Sindicato do Comércio Varejista de Irati (Sindirati) realizou um ato de conscientização do Outubro Rosa no sábado, 16, na rua Munhoz da Rocha, na área central de Irati. Segundo os organizadores, mais de 300 mulheres foram abordadas durante o dia e receberam orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Em entrevista à Najuá, a presidente da Câmara da Mulher, Tirciana Strege Bini, disse que a ação foi uma forma de divulgar que a secretaria de Saúde aumentou a cota de exames de mamografia disponíveis neste mês. Outra finalidade foi enfocar a importância de as mulheres cuidarem de sua autoestima. Por isso, alguns alunos do curso de Estética do SENAC realizaram cerca de dez procedimentos faciais e avaliações de pele. “A mulher se olhar para cima mesma, tirar um tempo para se cuidar, se prevenir, porque a gente vê que é um problema extremamente sério algumas pessoas que a gente conversa tem experiências bem complicadas em relação aos cânceres, que são quase exclusivos da mulher. A ideia foi colocar a mulher em sintonia com ela mesmo”, segundo Tirciana.


Como forma de incentivar as mulheres a realizarem o exame preventivo, a prefeitura de Irati sorteará uma moto 0 km, no valor de R$ 10 mil. Para concorrer basta comparecer em uma unidade de saúde e fazer o exame. A partir disso, a pessoa receberá um número e concorrerá ao prêmio que será custeado por empresas fornecedoras de insumos para a Secretaria de Saúde.

Presidente da Câmara da Mulher de Irati, Tirciana Strege Bini, falou sobre os objetivos do ato de conscientização do Outubro Rosa durante entrevista por vídeo no programa "Meio Dia em Notícias" da Super Najuá. Foto: Divulgação

Durante o evento de sábado, 16, a moto ficou exposta no estacionamento do supermercado G-Center. Para Tirciana, a iniciativa da prefeitura mostra a preocupação da administração municipal com a prevenção do câncer de mama. “Não tem custo nenhum [para concorrer a moto]. É só procurar as unidades ter um pouquinho de paciência se tiver que esperar, mas é algo que está sendo preparado para a mulher. Tem que valorizar isso e parabenizar a prefeitura pelo que está fazendo. Por isso que a gente fez lá o ‘bombonzinho’, uma frase bonitinha de autocuidado e entregou o panfleto da Câmara da Mulher. A Câmara da Mulher é do empreendedorismo, mas ela é do cuidado da mulher não é só trabalhar. É uma mistura de tudo isso para seguir em frente, a mulher tem suas demandas para tudo, mas tem que ter o seu espaço também”, afirma a presidente da Câmara da Mulher.

De acordo com a secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski Hassen, a ação de sábado foi uma forma de mobilizar as mulheres, pois a marcação de exames deve ser feita nas unidades de saúde. Neste mês, os postos dos bairros Engenheiro Gutierrez e Vila São João, Adhemar Vieira de Araújo e a saúde da mulher (que funciona anexo ao estádio Municipal) estarão funcionando às terças, quartas, quintas e sábados em horário estendido, das 16h30 às 20h, com consultas médicas, exames, atendimentos odontológicos e testes rápidos. Já as demais unidades funcionam das 8 às 17 de segunda a sexta.

A prefeitura dobrou o número de mamografias neste mês. Normalmente, são disponibilizados 134 exames. Agora, a quantidade passou para 268. Conforme a secretária de Saúde, os exames preventivos não têm cotas. Já a mamografia tem uma quantidade por unidade. Devido à grande procura, houve necessidade de aumentar a cota na unidade da Saúde da Mulher.

“Realmente estourou na saúde da mulher, mas já foi resolvido coloquei mais uma enfermeira e já aumentou a cota também. Porque nem nós esperávamos tanta procura esse ano. Porque todo ano a gente faz as campanhas e a procura é mais devagar. Esse ano graças a Deus estão procurando os exames disponíveis. Somente a Doutora Renata já tinha atendido mais de 30 pacientes no sábado”, diz Jussara.

As mulheres que não conseguirem realizar a mamografia neste mês por conta da demanda recebem um papel com a marcação do dia do exame para evitar que esqueçam da data.

Para fechar a programação do Outubro Rosa, a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) realizará uma caminhada no sábado, dia 30, a partir das 17 h, com saída em frente à sede da entidade, na rua Conselheiro Zacarias, número 156. O percurso ainda não está definido. A chegada será na Colina Nossa Senhora das Graças. A organização solicita que as mulheres utilizem roupa rosa para simbolizar a campanha.

Integrantes da Câmara da Mulher, prefeitura de Irati, SENAC e Sindirati estiveram na rua Munhoz da Rocha realizando ato de conscientização do Outubro Rosa. Foto: Divulgação

Alunos do SENAC realizaram procedimentos faciais durante evento na Munhoz da Rocha. Foto: Divulgação

Moto que será sorteada entre as mulheres que realizarem o exame preventivo foi exposta para a população que passou pela rua Munhoz da Rocha no sábado, 16. Foto: Divulgação

Câmara da Mulher distribuiu bombons durante o evento. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação