Publicidade Topo

notícias

Adolescentes com 17 anos recebem vacina da Covid-19 a partir desta segunda em Irati

Já a terceira dose passa a ser aplicada em idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses

Unidade Adhemar Vieira de Araújo é um dos locais onde a vacina da Covid-19 é aplicada. Foto: Paulo Sava

A partir desta segunda-feira, 4, a secretaria de Saúde de Irati vai aplicar a vacina do coronavírus em adolescentes com 17 anos. Até a semana passada somente menores de idade com 12 a 17 anos que possuem comorbidades estavam sendo imunizados. Esse público-alvo continuará recebendo a vacina nesta semana. Clique aqui e confira o cronograma completo

Já a terceira dose passa a ser aplicada em pessoas com 70 anos ou mais desde que a segunda dose tenha sido realizada há pelo menos seis meses. Pessoas imunossuprimidas também recebem a terceira dose. Neste caso, o intervalo entre a segunda e a terceira dose é de 28 dias.

Cada local de vacinação possui um calendário diferente. No pavilhão do Parque Aquático, a imunização dos adolescentes com 17 anos será separada por mês de nascimento. Nascidos entre janeiro e junho recebem a primeira dose na manhã desta segunda. Já os jovens que nasceram entre julho e dezembro serão imunizados na manhã de terça. Nas manhãs de quarta, quinta e sexta, qualquer adolescente com 17 anos, independente do mês de nascimento, será imunizado. O horário de vacinação será sempre das 8 às 12 h. Neste mesmo horário, será aplicada a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e a dose de reforço. No período da tarde, haverá aplicação da segunda dose entre 12 e 16 h.


Na unidade Adhemar Vieira de Araújo, a segunda dose será aplicada todas as manhãs das 7h30 às 11h30. Já a primeira dose para adolescentes com 17 anos e jovens com comorbidades entre 12 e 17 anos será aplicada na manhã de terça. Pessoas aptas para receber a terceira dose devem procurar a unidade na manhã de quinta.

No posto do bairro Lagoa, haverá aplicação da segunda dose nas manhãs de segunda, terça, quinta e sexta. A primeira dose para jovens com 17 anos, quem tem comorbidades com 12 a 17 anos e a terceira dose será aplicada na manhã de quarta.

No Guamirim, a segunda dose será aplicada na tarde de segunda e nas manhãs de terça, quarta e quinta. Na tarde de terça será a vez da aplicação da primeira dose em adolescentes com 17 anos e jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, das 12h30 até 16h30. Já a terceira dose será aplicada na manhã de quarta.

Na unidade de saúde do Pirapó, a primeira dose será aplicada em jovens com 17 anos e adolescentes de 12 a 17 anos na manhã de quarta-feira. Já a aplicação da segunda dose acontece todas as tardes das 12h30 até 16h.

No Pinho de Baixo, haverá aplicação da segunda dose nas manhãs de quarta, quinta e sexta. Na manhã de quinta será aplicada a terceira dose. Já na tarde de quinta, haverá aplicação da primeira dose em adolescentes com 17 anos e jovens entre 12 e 17 anos com comorbidades.

No Riozinho, a segunda dose será aplicada nas manhãs de terça e quinta. Haverá aplicação da terceira dose na manhã de quarta. Já a vacinação dos adolescentes com 17 anos e quem possui comorbidades de 12 a 17 anos será na tarde de terça.

Na Vila São João, a aplicação da primeira dose em jovens sejam eles com 17 anos ou pessoas com comorbidades de 12 a 17 anos acontecerá todas as manhãs das 7h30 às 11h30. Neste mesmo horário, haverá aplicação da segunda dose. Já a terceira dose será aplicada todas as tardes das 12h30 às 16h.

No bairro Engenheiro Gutierrez, a primeira dose da vacina contra o coronavírus em adolescentes com 17 anos será aplicada na manhã de segunda e na tarde de quinta. Jovens com comorbidades de 12 a 17 anos recebem a primeira dose na tarde de quinta. A segunda dose será aplicada nas manhãs de terça, quarta, quinta e sexta. Já a terceira dose estará disponível para pessoas imunossuprimidas e idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose há seis meses na tarde de quarta.

Em Gonçalves Junior, a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens com 17 anos será aplicada na manhã de quarta. Pessoas aptas para receber a segunda dose podem procurar a unidade nas manhãs de terça e sexta e na tarde de quinta. A dose de reforço será aplicada na manhã de quinta e na tarde de sexta-feira para pessoas que residem em Cerro da Ponte Alta e Rio do Couro.

No Itapará, a programação da semana prevê aplicação somente da segunda dose da vacina contra o coronavírus na manhã de sexta. Já no Palmital, haverá aplicação da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens com 17 anos na manhã de quinta. A segunda dose será aplicada nas manhãs de quarta, quinta e sexta.

Estão aptos para receber a segunda dose nesta segunda-feira, os moradores de Irati que tomaram a primeira dose da Astrazeneca até o dia 12 de julho, Pfizer até o dia 9 de agosto e Coronavac conforme a data agendada na carteirinha de vacinação. A secretaria de Saúde de Irati ressalta que o intervalo de aplicação da segunda dose da Pfizer foi reduzido de 84 para 56 dias.

Número de pessoas vacinadas: Até a manhã desta segunda-feira, 43.841 pessoas haviam sido vacinadas em Irati. Dessas, 42.327 pessoas tinham tomado a primeira dose. 27.099 iratienses receberam duas doses. Já a terceira dose foi aplicada em 208 moradores. 1.514 munícipes receberam a dose única. 28.613 moradores completaram o esquema vacinal.

Número de casos de coronavírus: Irati já registrou 9.382 casos de coronavírus. 9.041 pessoas se recuperaram, 185 faleceram, 150 estão em isolamento domiciliar e cinco internadas, sendo três em enfermarias e duas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Cinco pessoas que tiveram sintomas da doença aguardam resultado dos testes.