Publicidade Topo

notícias

Sandro Alex recebe Título de Cidadão Honorário de Irati

Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná relembrou sua história e relação próxima com Irati. Avó de Sandro Alex residiu na localidade de Barra do Gavião, em Irati/Karin Franco

Sandro Alex de Oliveira recebeu Título de Cidadão Honorário de Irati. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná e deputado federal licenciado, Sandro Alex, foi homenageado na terça-feira com o Título de Cidadão Honorário de Irati. A solenidade de entrega ocorreu na Câmara de Irati, com a presença de diversas autoridades regionais.

A entrega do título foi uma proposição do ex-vereador Roni Surek, na legislatura passada, e estava programada para ocorrer próximo às comemorações do aniversário de Irati em 2020. Mas por causa da pandemia de Covid-19, a cerimônia foi realizada apenas neste ano.

Durante a entrega do título, o secretário destacou que estava orgulhoso em receber a homenagem e relembrou que o seu pai, Nilson de Oliveira, também passou pela experiência quando ganhou o Título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa. “Eu considero esta a maior honraria que você pode receber. Ser adotado por uma cidade, ser reconhecido por uma cidade. Hoje tive essa lembrança e comecei meu dia falando com meu pai, cedo, e falei para ele: ‘Pai, vou para Irati para ser reconhecido como cidadão honorário’. Ele me lembrou: ‘Nossa que orgulho filho, a sua avó era de Irati’”, disse.


Sandro Alex também relembrou a relação próxima com Irati, por meio do seu pai. “Naquela data [meu pai] foi empregado, mas ainda não tinha salário. Para comprar o leite para mim, ele vinha para Irati fazer gravações. Seu Nagib [Harmuch- um dos fundadores da Najuá] e tantos amigos que pagavam para ele por gravações que faziam em acetato. Eu fui criado pelo esforço de trabalho que ele fazia de madrugada em Irati. De manhã, ele retornava a Ponta Grossa com aquele dinheirinho da gravação em acetato”, conta.

Durante a sua fala, o secretário relembrou que as visitas feitas na Barra do Gavião, em Irati, o ajudaram a conhecer a realidade dos paranaenses. “Eu estou reencontrando a minha história. Quando eu vinha para a Barra do Gavião que hoje ainda é distante, é complexo chegar, imagine então na década de 70, quando as estradas não tinham o pavimento e chegar até lá era um desafio com os carros da época. Por isso, eu defendo tanto os fumicultores porque é preciso conviver para defender. E quando fui ao Congresso, passei a defendê-los. Porque eu vivi a infância dentro da Barra vendo a dificuldade daqueles que lá produziam”, afirma.

Para Roni Surek, a homenagem foi uma maneira de reconhecer o trabalho feito pelo secretário e deputado federal licenciado. “Jamais pensei em fazer uma politicagem com essa propositura, mas realmente é um agradecimento por aquilo que o deputado fez e está fazendo pelo nosso município”.

Imagem mostra ex-vereadores Nivaldo Bartoski e Roni Surek, secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, presidente da Câmara, Helio de Mello, e prefeito de Irati, Jorge Derbli durante entrega do Título ao deputado licenciado. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

 O presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, destacou que o título reconhece o trabalho do secretário que possui raízes no município. “Não só pelo trabalho, pela história de vida que ele apresentou e que ele tem, inclusive com raízes no nosso município. O menino que viveu parte da sua infância na região de Barra do Gavião, hoje a Câmara Municipal, no Legislativo Municipal, que é a Casa do Povo, presta essa homenagem e esse reconhecimento através da propositura de uma lei que fomos impedidos em outro período de fazer a entrega devido à pandemia”, explica.

O presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, também relembrou o trabalho do secretário para a região. “Hoje, o título que ele recebe de cidadão honorário do município de Irati poderia ser da região inteira. O município de Irati é a nossa metrópole, nossa mãe da região. E mais do que justo homenagear um parlamentar, um secretário, de tamanha importância de sua Secretaria que está colocando a nossa região nos trilhos de desenvolvimento, com infraestrutura, com grandes projetos e muito bem fundamentado”, disse.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também comentou que essa é uma justa homenagem pelo trabalho feito por Sandro Alex para o município e pela região. Ele ainda destacou que a presença de várias autoridades regionais é resultado deste trabalho. “Foi um reconhecimento e uma gratidão da presença maciça na Câmara Municipal hoje das pessoas e principalmente dos prefeitos”, relatou.

Além dos prefeitos de Irati e Inácio Martins, também estiveram presentes no evento, a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, juntamente com o vice-prefeito, Jair Boni, o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, e o vice-prefeito Fabio Chiqueto, a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, com o vice-prefeito, Adão Staniszewsk, o prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski, o prefeito de Antônio Olinto, Alan Jaros, e o prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech. Também estiveram na cerimônia os vice-prefeitos de Fernandes Pinheiro, Fábio Jacomel, de Teixeira Soares, Juliana Belinoski, e de Imbituva, Zaqueu Bobato.

A solenidade ainda foi acompanhada pelo diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Neto Brustolin, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Elias Mansur, a diretora da Unicentro, Andrea Nogueira, a diretora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Ana Claudia Radis, o ex-vereador Nivaldo Bartoski e o ex-deputado Felipe Lucas, além de demais autoridades regionais.

Biografia: Sandro Alex de Oliveira nasceu em Ponta Grossa no dia 25 de novembro de 1972. É filho de Nilson de Oliveira e irmão de Marcelo Rangel, que foi prefeito de Ponta Grossa em duas gestões.

A família possui carreira na área da comunicação. Em 1986, Nilson de Oliveira funda a Mundi FM, que hoje também é pertencente aos irmãos Sandro Alex e Marcelo Rangel. Nilson de Oliveira também é presidente da Rádio Massa FM de Ponta Grossa.

Apesar de ter iniciado sua vida profissional no rádio, Sandro Alex acabou se formando em Direito pelo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de ter feito curso de Liderança Pública na Georgetown University, em Washington, nos Estados Unidos.

Na carreira política, foi eleito pela primeira vez deputado federal para o período de 2011 a 2015 pelo então Partido Popular Socialista (PPS), atual Cidadania. Foi reeleito para o segundo mandato de 2015 a 2019, ainda pelo PPS, e depois para a gestão de 2019 a 2023, já pelo Partido Social Democrático (PSD). Em Brasília, chegou a ser membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Em 2019, Sandro Alex se licenciou do mandato de deputado federal para assumir o cargo de secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, onde atua até hoje.