Publicidade Topo

notícias

Rua receberá o nome da professora Elizabeth Krinski Beraldo

Projeto de lei aprovado na Câmara presta homenagem a professora que faleceu neste ano após um acidente de trânsito em Irati/Lenon Diego Gauron 

Professora Elizabeth Krinski Beraldo. Foto: Facebook/Reprodução

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão da Câmara de Irati realizada ontem (21), o Projeto de Lei que denomina a Rua “09” do Condomínio Industrial do bairro Jardim Aeroporto de Rua Elizabeth Krinski Beraldo.

O Projeto de Lei nº 012/2021 de autoria da vereadora Vera Maria Gabardo (PV) agora segue para a sanção do Executivo. Durante a sessão, Vera aproveitou para prestar a sua homenagem pessoal à professora. “Nestes muitos anos de trabalho na comunidade e para a comunidade, ela forneceu o que de melhor ela tinha, que era a educação. Em 2015, ela foi homenageada pelos seus serviços prestados ao Colégio Estadual João XXIII, durante as festividades de seu cinquentenário. Já em 2019, foi homenageada pela Câmara de Irati. Após o falecimento do seu filho, ela transformou a sua casa em uma casa para meninas. E como hobby, tinha galinhas poedeiras, plantas, flores e jardins”, disse Vera ao ressaltar as qualidades de sua amiga. 


Elizabeth nasceu no dia 26 de novembro de 1946, na localidade de Santana, antigo distrito de União da Vitória, hoje pertencente à Cruz Machado. Filha de imigrantes Poloneses, Antônio e Alexandra Krinski, chegou em Irati em 1960 para se profissionalizar na arte do ensino no Colégio Nossa Senhora das Graças. Também atuou no Grupo Escolar João XXIII, onde após anos de contribuição, inclusive como Diretora, aposentou-se.

Relembre o caso

Elizabeth faleceu aos 76 anos após ser atropelada no centro de Irati, no dia 1º de julho de 2021. Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar no dia do acidente, o condutor de um veículo BMW perdeu controle da direção ao tentar desviar uma pessoa que atravessava a rua Antonio Cavalin fora da faixa de pedestres. A BMW colidiu em um Fox que estava estacionado e subiu na calçada onde atingiu Elizabeth. Ela foi arremessada em frente a uma clínica de olhos. A professora foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu ao dar entrada na Santa Casa de Irati.