Publicidade Topo

notícias

Rio Azul recebe unidade móvel que presta atendimento às mulheres vítimas de violência

Ônibus Lilás estará no município na terça-feira, 28, das 8 às 17 h, em frente à secretaria de Saúde de Rio Azul

Ônibus Lilás oferece atendimento às mulheres vítimas de violência. Foto: SEJUF

A unidade móvel da secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) estará em Rio Azul na terça-feira, 28. O Ônibus Lilás oferece atendimento às mulheres vítimas de violência. O veículo permanecerá das 8 às 17 h, na rua Bronislau Wronski, em frente à secretaria de Saúde de Rio Azul.

O programa desenvolvido por meio do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher oferece orientação contra violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, jurídica e assistência social para mulheres. Também é possível verificar a pressão arterial e realizar testes rápidos, de glicemia e auriculoterapia, que é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas semelhante à acupuntura. 

A unidade móvel possui dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas por psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica sobre onde e como podem buscar ajuda, além de terem acesso ao material gráfico para conscientização de seus direitos.


O Ônibus Lilás simboliza um marco no combate a violência contra as mulheres. Neste ano, ele também foi uma forma de celebrar os 15 anos de vigência da Lei Maria da Penha. “Políticas públicas são importantes para a prevenção e enfrentamento da violência. Os nossos ônibus são preparados para garantir a privacidade e sigilo no atendimento individual das mulheres”, diz o secretário da SEJUF, Ney Leprevost.

Para que as atividades sejam realizadas durante a pandemia, os profissionais seguem os protocolos de segurança contra a Covid-19 com atendimento de uma pessoa por vez. 

As informações são da Agência Estadual de Notícias