Publicidade Topo

notícias

Irati terá manifestações pró e contra Bolsonaro no feriado de 7 de Setembro

Atos estão marcados para acontecer no Parque Aquático e no Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes)/Lenon Diego Gauron

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro realizarão uma carreata em direção ao Parque Aquático (foto), onde ato terá continuidade com execução do Hino Nacional. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati/Arquivo

O Dia da Independência começará com manifestações a favor e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 7 de setembro, em Irati. Estão marcadas pelo menos duas manifestações. No início do dia, uma carreata pró Bolsonaro está programada para sair às 6h45 do Itapará, e passará também pelas localidades do Cadeadinho, Cerro da Ponte Alta, Rio do Couro e Gonçalves Júnior, com a previsão de chegada às 8h30 no Parque Aquático de Irati.

Os organizadores pedem aos manifestantes que enfeitem os veículos com balões nas cores verde e amarelo e, que quem puder, leve a Bandeira do Brasil. Também pela manhã, prosseguindo até a tarde, uma manifestação artística contra Bolsonaro está marcada para acontecer a partir das 8h no Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), localizado no bairro Joaquim Zarpellon.

Em entrevista à nossa reportagem, Luiz Carlos Júnior, que é um dos organizadores do movimento a favor do governo, disse que o ato de amanhã será uma manifestação apartidária e a favor da liberdade. “Nós teremos amanhã uma grande manifestação a partir das 8h30 no Parque Aquático de Irati, reunidos com várias associações e lideranças do município, como caminhoneiros, agricultores, comércio, também das religiões católica e evangélica, em uma manifestação pacífica e apartidária, pedindo a liberdade de expressão e também a liberdade de ir e vir que nós estamos perdendo aos poucos. Nós vemos várias pessoas sendo presas por dar a sua opinião e isso não pode acontecer, porque a liberdade de expressão está na Constituição [Federal]”.

   Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

Luiz comenta que a manifestação também será contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pelo Senado Federal a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar se houveram falhas do governo no enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Nesse dia nós queremos também mostrar a força do povo que trabalha, que acorda cedo e paga o seu imposto e está sofrendo no Brasil com alta dos preços no alimento e no combustível, porque não vemos a democracia acontecer, pois vemos um presidente que foi eleito democraticamente não podendo trabalhar por causa de uma CPI onde a maioria dos integrantes estão envolvidos em processos criminais”, afirma o organizador.

Também ocorrerá em Irati amanhã uma representação artística contra o presidente Bolsonaro no CEU das Artes, das 8 às 11 e das 14 às 17h, chamado “Muralismo”, onde crianças e jovens farão pinturas em muros como forma de protesto no que o movimento nomeou como “Grito dos Excluídos”.

À nossa reportagem, a militante do Levante Popular da Juventude, Yasmim Caetano, comentou como será o evento e também o que ele representa. “O Muralismo é uma pintura que a gente já iniciou e dará continuidade amanhã. É uma pintura que é feita com o pessoal do bairro, e a gente quer expandir para que mais pessoas possam estar lá. A arte, a cultura e a aproximação com o pintar um local da cidade, traz uma exaltação de que queremos fazer parte e deixar um registro e mostrar que queremos a nossa universidade ‘pintada de povo’, a gente quer participar do espaço urbano. Então dia 7 de Setembro, historicamente conhecido como o ‘Grito dos Excluídos’, a gente vai estar fazendo essa ação na praça do CEU das Artes”, afirma Yasmim.

A chave Pix para quem quiser colaborar com o movimento é o e-mail: yasmimcaetanoo@gmail.com.