Publicidade Topo

notícias

Irati retoma atividades da Câmara Mirim

Após não ser realizado em 2020 em função da pandemia de Covid-19, projeto foi retomado com a posse dos dez vereadores mirins e seus respectivos suplentes na quarta-feira/Lenon Diego Gauron

Vereadores Mirins da legislatura 2021. Foto: Câmara Municipal de Irati

Após ser suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19, o projeto da Câmara Mirim foi retomado neste ano. A solenidade de posse dos dez vereadores mirins e seus respectivos suplentes aconteceu na manhã de quarta-feira, 1. Na ocasião, também foi realizada a eleição da Mesa Diretora. 

Confira o áudio da reportagem no fim do texto

A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Hélio de Mello. Outras autoridades presentes foram a prefeita em exercício Ieda Schimalesky Waydzik e os vereadores José Ronaldo Ferreira (Ronaldão), Vera Gabardo, Teresinha Miranda Veres e José Renato Kffuri. Os vereadores mirins fizeram a leitura do juramento e receberam o diploma e as homenagens das autoridades que participaram da cerimônia.

Vereadores Mirins fazem o juramento antes da posse. Foto: Diego Gauron
Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal disse que a solenidade é um momento histórico. Ele destacou a importância do projeto, que existe desde 2012, e também da educação para todos. “É histórico, porque as crianças, alunos do quinto ano, têm a oportunidade de participar desse projeto em parceria com a Câmara Municipal, prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e todas as nossas escolas. A educação não tem preço, a sua falta é que tem custo. Eu pensava que o programa seria só mais um projeto, porém percebemos que a cada ano tem ganhado corpo, tem avançado, e trazido resultados”, destacou Hélio.


Ieda também elogiou o programa e disse que é necessária a criação de projetos de inclusão para que outros cidadãos sejam representados. "Nós precisamos representar não somente as crianças, mas também os idosos que têm sofrido muito nesse País. Precisamos representar também as mulheres vítimas de violência e muitas outras categorias. Nós ainda somos um País pobre, que sofre na miséria e com a falta de uma educação mais forte para todos. Temos que mudar essa realidade para que todos sejam tratados iguais. Esse é um projeto que seria maravilhoso".

Já o vereador Alcides Cezar Pinto (Batatinha), destacou a importância dos jovens participarem ativamente da política. Alcides foi o vereador mais jovem eleito para a legislatura 2021-2024. No ponto de vista dele, a discussão de projetos em todas as áreas é um dever de todos. "O projeto da Câmara Mirim é um projeto que ensina a atividade legislativa e permite que estudantes do ensino fundamental aprendam e exerçam a função de vereador, a função legislativa. As crianças apresentam projetos e decidem melhorias ligadas à educação, cultura, saúde e segurança. É importante ensinar cidadania às crianças e passar essa consciência dos seus direitos e obrigações perante a sociedade", descreveu o vereador.

O projeto Câmara Mirim, que está em sua nona edição, visa conscientizar as crianças sobre a importância de acompanhar as ações da administração pública.

Depois de um período de campanha eleitoral em dez escolas municipais, os estudantes elegeram os vereadores e suplentes da Câmara Mirim no dia 18 de agosto. As votações ocorreram de forma presencial, e também à distância, via WhatsApp e por meio do Google Meet e Forms. Neste ano, o parlamento mirim é formado em sua maioria por meninas, que representam 70% dos eleitos. A segunda sessão dos vereadores mirins está marcada para o dia 20 de outubro. Além dessa, ocorrerá mais uma reunião em 2021 ainda sem data definida.

Confira a relação dos vereadores e suplentes mirins

Escola Municipal Antonina Fillus Panka

Vereadora: Ana Gabriella Maieski

Suplente: Luiza Rafaelly Schomberger

Escola Municipal Francisco Stroparo

Vereadora: Hayane Alves Ferreira

Suplente: Lucas Diogo Kaliberda

Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo

Vereadora: Sara Alice Campos Nunes

Suplente: Mariana Cordeiro Da Silva

Escola Municipal Mercedes Braga

Vereadora: Flávia Landucci Vieira

Suplente: Yudi Raphael Azevedo Ribeiro

Escola Municipal Olaria Filipaki

Vereador: Ivan Kenedy de Assis dos Santos

Suplente: Andrey Eduardo Alves Kuller

Escola Municipal Professora Vilma Rossa

Vereadora: Laura Cordeiro Machado

Suplente: Gabrieli Lourenço de Souza 

Escola Municipal Rosa Zarpellon

Vereadora: Mariana Rodrigues Koltun 

Suplente: Yasmin Makiolki

Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo

Vereadora: Maiumy Gaioch Carneiro 

Suplente: Maria Beatriz Cardoso

Escola Municipal Tancredo Martins                                                      

Vereador: Otávio Rudunike                                                 

Suplente: Anny Kelly Cardoso Meyer

Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki

Vereador: Samuel Antônio Biscaia

Suplente: Evelyn dos Santos

Mesa Diretora Câmara Mirim– Legislatura 2021

Presidente: Otávio Rudunike (Escola Municipal Tancredo Martins)

Vice-presidente: Ana Gabriella Maieski (Escola Municipal Antonina Fillus Panka)

1º Secretária: Hayane Alves Ferreira (Escola Municipal Francisco Stroparo)

2ª Secretária: Flávia Landucci Vieira (Escola Municipal Mercedes Braga)       

Otávio Rudunike foi eleito o Presidente da Câmara Mirim. Foto: Câmara Municipal de Irati