Publicidade Topo

notícias

Irati realiza distribuição de mudas de árvores em troca de alimentos

Ação em comemoração ao Dia da Árvore está acontecendo nesta terça-feira, 21, em frente ao escritório regional do IAT, ao lado do Parque Aquático. Alimentos arrecadados serão destinados para instituição do município

Arte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati


Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati, em parceria com o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), está realizando a distribuição de mudas de árvores em troca de alimentos. O que for arrecado será repassado para uma instituição do município, que fará a entrega para famílias carentes.

A ação está acontecendo em frente ao IAT (antigo IAP), ao lado do Parque Aquático. O horário de atendimento será até às 12 h no período da manhã. À tarde, a troca das mudas pelo quilo de alimento acontece das 13h30 às 16h, no sistema de drive-thru (dentro dos carros).

A iniciativa faz parte do Programa Paraná Mais Verde, que foi lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), com a finalidade de promover o desenvolvimento ambiental, econômico e social. O programa visa incentivar o plantio de mudas de árvores nativas em todos os 399 municípios do estado, com foco na arborização urbana e rural.

As árvores estabilizam o solo evitando que o vento disperse a camada superior com nutrientes. Além disso, elas fazem com que a chuva não atinja o solo de maneira tão intensa, permitindo que a água penetre no solo e abasteça rios e córregos. Portanto, quem plantar terá uma propriedade com solo, nascentes, rios e produção preservados.