Publicidade Topo

notícias

Governo do Estado lança 2ª fase do programa PlanificaSUS em Irati

Nesta nova etapa, programa, que vinha sendo realizado na área da 4ª Regional de Saúde desde 2019, será ampliado para todo o estado/Paulo Henrique Sava, com informações da AEN
Autoridades nacionais, estaduais e da região se reuniram para o lançamento da 2ª fase do programa PlanificaSUS na última quinta-feira, 23, no Clube Polonês, em Irati. Foto: Paulo Henrique Sava

A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) lançou na última quinta-feira, 23, a 2ª fase do programa PlanificaSUS no Paraná, realizado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. O lançamento foi feito em evento realizado no Clube Polonês, em Irati. A 4ª Regional de Saúde sediou o evento por ter sido a primeira a receber as ações voltadas para a atenção à saúde do idoso em 2019. O Paraná foi o único estado do Brasil a seguir esta linha de atuação, tendo atingido o 1º lugar na promoção destas ações em todo o território nacional. O secretário de saúde, Beto Preto, já havia confirmado a participação do estado na 2ª fase do programa em agosto. Agora, além da 4ª Regional, o PlanificaSUS deve ser implantado nas demais regiões do estado.

Na avaliação da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, a participação dos municípios da região na 1ª etapa foi extraordinária. Ela ressaltou que o objetivo principal foi a integração das ações desenvolvidas nas unidades básicas de saúde com o trabalho dos profissionais dos ambulatórios, especialmente do Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Então é isto, é integrar, fazer com que os profissionais da saúde tanto da atenção básica quanto da assistência ambulatorial conversem permanentemente e tenham suas atividades integradas para que o paciente, o usuário que precisa da saúde não tenha dificuldades nem demora em ter a sua necessidade de saúde atendida. Este é o objetivo do PlanificaSUS, integrar as ações”, enfatizou.

Goretti avalia que o Paraná conseguiu atingir a primeira colocação nacional no programa por conta do engajamento dos profissionais da saúde dos municípios. “Isto pode ser constatado aqui hoje, com todos os prefeitos da região e lideranças da área da saúde presentes, e o engajamento de todos os trabalhadores. Este esforço coletivo e a vontade de querer avançar em serviços de saúde foi o que deu resultado para a 4ª Regional”, frisou.

A coordenadora destacou as ações que serão realizadas nesta segunda etapa. “Vamos trabalhar ainda mais a questão do território para saber quantas pessoas estão ali, o que cada uma delas precisa, quais são as gestantes, as crianças, em quais faixas etárias, quais os exames e encaminhamentos necessários para podermos, inclusive, registrar isto no Sistema Nacional da Atenção Primária à Saúde e receber mais recursos para os municípios aqui da 4ª Regional”, comentou.

O diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, ressaltou que a continuidade do programa se deve aos resultados obtidos pelo Paraná na primeira fase. “Para nós, hoje, é uma alegria muito grande podermos dar continuidade a este projeto, que vai qualificar as equipes e melhorar principalmente o atendimento à população em detalhes pequenos, mas que fazem a diferença em relação ao respeito do profissional. Hoje, todas as equipes estão falando, se comunicando e devolvendo o paciente para o seio de sua família com orientações de como proceder e atender. A equipe do território vai poder dar sequência no atendimento; esta é uma cadeia muito importante que nós queremos estabelecer em definitivo na melhoria de qualidade no setor da saúde”, comentou.

Diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan. Foto: Paulo Henrique Sava

Fernandes Pinheiro - A prefeita de Fernandes Pinheiro e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Cleonice Schuck, destacou o sucesso do projeto na região. “Houve uma organização da atenção primária, em conexão com a especializada. Nós acreditamos na efetividade deste programa a nível de Paraná, tornando um sistema único de atendimento para toda a população. Somos privilegiados em estar um passo à frente e a nossa população estar sendo cada vez melhor atendida com esta organização que aconteceu. A evolução foi muito grande e queremos avançar em melhores atendimentos, mais efetivos, especializados e regionalizados, pois assim conseguiremos dar mais qualidade de vida para a população regional”, afirmou.

Prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck. Foto: Paulo Henrique Sava

Teixeira Soares - O município de Teixeira Soares foi o primeiro a receber o programa em 2019. O prefeito Lula Thomaz destacou que o PlanificaSUS veio para organizar o setor da saúde no Paraná. “Nós aceitamos o desafio lá em 2019, e Teixeira Soares passou a ser uma vitrine em saúde para o estado do Paraná. Agora, com o sucesso que teve o PlanificaSUS, ele pode ser expandido para todo o estado. Para nós, é uma satisfação estar representando o município neste momento”, frisou.

Lula não especificou as ações que serão realizadas no município. No entanto, ele ressaltou que deseja levar o sistema do PlanificaSUS para todas as unidades de saúde. “Seria muito precoce eu te falar o modelo que aplicaremos, mas quem entende de saúde, como a dona Maria Goretti, fez este processo com muito carinho. Com certeza, se pudermos, vamos levá-lo a todos os cidadãos teixeirassoarenses”, pontuou.

Prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, assinou termo de compromisso para a 2ª fase do PlanificaSUS. Foto: Paulo Henrique Sava

Inácio Martins - Inácio Martins obteve o melhor resultado do programa na região. O prefeito Júnior Benato, que também preside a AMCESPAR, destacou que os resultados superaram todas as expectativas dos prefeitos. “Estamos muito satisfeitos com este programa do governo do Estado. Agradecemos ao secretário (de Saúde) Beto Preto, ao governador Ratinho Júnior, à 4ª Regional de Saúde, através do diretor Walter e a todos os prefeitos envolvidos, isto deu o destaque. Agradecemos às secretarias municipais de saúde, através dos seus secretários e funcionários. Todos foram capacitados, e aí os números estratificados não mentem, demonstrando que fomos felizes na primeira etapa. Agora, vem a segunda, mais complexa, com coisas mais aprimoradas e um atendimento mais amplo da saúde”, comentou.

Inácio Martins obteve o melhor resultado da região na 1ª fase do programa. Foto: Paulo Henrique Sava

Irati - O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), enalteceu a importância do programa para o Paraná. “É uma ferramenta importante para a saúde, no atendimento básico, desde o início no Posto de Saúde até a consulta mais especializada, são ferramentas importantes do PlanificaSUS. Para nós, é uma grata satisfação que hoje Irati seja a sede da saúde do Paraná”, comemorou.

Prefeito de Irati, Jorge Derbli. Foto: Paulo Henrique Sava

O coordenador nacional do PlanificaSUS, Márcio Anderson Cardoso Paresque, destacou que a fase dois do programa trará muitos desafios para os profissionais envolvidos, ainda mais em tempos de pandemia. “Temos muitos desafios para a fase dois, estamos reaprendendo a fazer isto, ainda neste processo da pandemia, mas não podemos parar. Tem um ditado antigo na saúde pública, que é a questão de ‘trocar o pneu com o carro andando’. Na pandemia, estamos aprendendo a ‘trocar o pneu com o avião voando’. Vamos trocando porque senão ele pode pousar ou decolar errado. A pandemia está mostrando isso para nós”, finalizou.

Fotos: Paulo Henrique Sava

Fernandes Pinheiro

Guamiranga

Imbituva

Irati

Mallet

Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes

Rebouças

Rio Azul