Publicidade Topo

notícias

Covid-19: Aplicação da 3ª dose da vacina começa na sexta-feira em Irati

Pessoas imunossuprimidas e com 85 anos ou mais serão as primeiras a receber a dose de reforço

Foto: Américo Antonio/SESA

A Secretaria de Saúde de Irati iniciará a aplicação da terceira dose da vacina contra o coronavírus na sexta-feira, 24. Os primeiros contemplados são os idosos com 85 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas. Os iratienses acima de 70 anos receberão a dose de reforço posteriormente.

A terceira dose será aplicada na unidade volante do Parque Aquático no período da manhã. Já quem está agendado para receber a segunda dose deve procurar o Parque Aquático após o almoço.

A vacina que deverá ser utilizada para a terceira dose é a da Pfizer. Quando não houver disponibilidade de doses conforme repasse do Ministério da Saúde serão aplicadas doses da Janssen ou Astrazeneca.


A vacinação dos idosos será de forma escalonada começando pelos mais velhos. A partir de sexta, a dose de reforço será aplicada em idosos com 85 anos ou mais e que tenham tomado a segunda dose há seis meses. As pessoas devem apresentar RG, CPF e carteirinha de vacina com o registro das duas doses anteriores.

Já os iratienses que fazem parte do grupo dos imunossuprimidos precisam apresentar receita ou atestado médico, RG, CPF e a carteirinha de vacina com o registro das duas doses anteriores. Para os munícipes com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.

O modelo de atestado médico para pessoas imunossuprimidas está disponível no site da Prefeitura de Irati. Clique aqui e acesso o documento.

São considerados imunossuprimidos: Pessoas que tem imunodeficiência primária grave, quem faz quimioterapia para tratamento de câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiética em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS, quem usa corticoides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por 14 dias, quem usa drogas modificadoras da resposta imune, além de pessoas que tem doenças auto inflamatórias, intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Vacinação e número de casos de Covid-19: Até a manhã de hoje, 43.354 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus em Irati. A primeira dose foi aplicada em 41.840 iratienses. 23.637 moradores receberam duas doses. A dose única foi aplicada em 1.514 munícipes. Com isso, 25.151 pessoas estão com o esquema completo de vacinação.

Nesta quarta-feira, 21 iratienses foram diagnosticados com a Covid-19. Sendo assim, a cidade totaliza 9.160 moradores que tiveram a doença desde o início da pandemia. 182 munícipes morreram por complicações da infecção, 8.852 se recuperaram, 114 permanecem em isolamento domiciliar e 11 internados, sendo sete em enfermarias, três em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e um no Pronto Atendimento Municipal. 90 pessoas tiveram sintomas do coronavírus e estão aguardando resultado dos testes.