Publicidade Topo

notícias

Câmara aprova distribuição gratuita de absorventes em escolas públicas municipais

Projeto de Lei prevê o fornecimento de absorventes higiênicos às alunas de baixa renda a fim de evitar doenças e a evasão escolar em Irati/Lenon Diego Gauron 

Comissão da Mulher Advogada entregou 161 kits de absorventes higiênicos à Secretaria de Assistência Social de Irati nesta semana. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão da Câmara de Irati realizada na última terça-feira (14), o projeto de lei 010/2021 que institui o programa que garante absorventes para as alunas de baixa renda da rede municipal de ensino de Irati. O projeto de autoria do vereador Alcides Cezar Pinto (Batatinha) dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas municipais e também nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A ação é focada nas estudantes em vulnerabilidade social e tem como objetivos a prevenção de doenças e também garantir que elas não faltem às aulas durante o período menstrual. O projeto prevê ainda que as despesas sejam custeadas com recursos municipais. Aprovado em segunda votação na sessão de terça-feira, 14, o projeto agora segue para a sanção do Executivo Municipal.

À nossa reportagem, Alcides disse que aguarda que a iniciativa seja colocada em prática o mais breve possível. “Esse projeto além de ajudar a evitar doenças, evita a evasão escolar por falta de absorvente. Estamos aguardando que o mais breve possível essa lei seja sancionada e que venha de encontro com essa realidade que existe”, afirmou o vereador.

Ele também parabenizou a Comissão da Mulher Advogada que entregou 161 kits de absorventes higiênicos à Secretaria de Assistência Social de Irati nesta semana. O material será entregue às mulheres carentes do município. A ação foi realizada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB de Irati, que pretende promover a entrega destes produtos de higiene básica de forma permanente.

A entrega aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), pelas advogadas que são membras da Comissão, à secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, sua equipe, e a vice-prefeita Ieda Waydzik, que naquele momento exercia o cargo de prefeita interina durante licença do prefeito Jorge Derbli que retornou ao cargo na quinta-feira, 16.

Os kits serão entregues às mulheres pelos CRAS e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A administração municipal agradeceu a OAB por esta ação de cidadania, solidariedade e sensibilidade em compreender como necessidades básicas as condições naturais biológicas femininas.

Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

Advogadas que fazem parte da Comissão da Mulher Advogada da OAB fizeram campanha de arrecadação de absorventes para mulheres carentes de Irati. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati