Publicidade Topo

notícias

Associação dos Amigos da Santa Casa de Irati possui nova diretoria

Indicada para assumir a presidência, Marli Traple pretende criar uma ala jovem na entidade e aproximar a comunidade da associação/Lenon Diego Gauron, com reportagem de Juarez Oliveira

Marli Traple assumiu a presidência da Associação dos Amigos da Santa Casa de Irati. Foto: Divulgação 

A Associação Amigos da Santa Casa de Irati elegeu sua nova diretoria composta por seis membros que vão trabalhar de forma voluntária em prol da instituição. A escolha dos integrantes se deu por indicação dos membros mais velhos da associação. 

Em entrevista à Najuá, a nova presidente, Marli Traple, disse que o objetivo agora é aproximar a comunidade da entidade e criar uma ala jovem para dar continuidade nas ações. Marli ressalta que todos são voluntários e não recebem remuneração para desempenhar esse trabalho. “Eu não me candidatei na verdade. Meu nome foi escolhido pelos membros mais antigos da associação, assumi esse desafio, e para conseguir manter esse trabalho da associação, a gente convidou pessoas ligadas a Santa Casa ou que estiveram ligadas a Associação dos Amigos. A gente sempre brinca que o salário do presidente é o maior, mas na verdade não tem salário, é o trabalho de todos que faz a associação andar”, explica Marli.

Além dela, os demais integrantes da nova diretoria são a vice-presidente, Genilse Aparecida Holtman Menon, que atua como Enfermeira na Santa Casa de Irati, a primeira-secretária Lucilaine Kutner Barankevicz (Lu Kutner), a segunda-secretária Rosiani Strassmann, o primeiro-tesoureiro, Germano Strassmann, que é ex-Provedor da Santa Casa de Irati, e o segundo-tesoureiro, Mauro Cavalheiro, que foi tesoureiro da Associação Espírita Allan Kardec, de Irati, durante 11 anos. 


A Associação dos Amigos da Santa Casa promove várias ações a fim de arrecadar fundos para a Santa Casa de Irati  “Foi criado o tradicional jantar com bingo, as caixinhas do troco solidário que ficam nas lojas e supermercados, e que ajudam bastante. Eu acompanho há pelo menos sete anos e percebo que o trabalho realizado pela associação muito sério”, relata a presidente da associação.

Marli diz que a associação pretende agora criar uma ala jovem para a instituição e convida os moradores de Irati e região para fazer parte das ações que beneficiam o hospital.  “Nós precisamos conscientizar o nosso jovem da importância dessas ações, da importância da juventude se voluntariar e participar desse tipo de entidade, porque mais tarde quem vai dar continuidade a essas ações são os jovens de hoje. Então eu convido os jovens para que entrem em contato conosco para compor a ala jovem que vai nos ajudar e trazer uma nova energia”. 

A presidente reforça que o voluntário não vai dedicar seu tempo integral na associação, mas sim, ajudar com pequenas ações, como a venda de cartões de bingo e iniciativas que possam contribuir com a instituição.  “A associação se reúne a cada dois meses, define as ações e define como cada um pode ajudar. Não é um trabalho diário.  Então não é que tenha se dedicar trabalhando, mas sim tendo atitudes e iniciativas que vão ajudar nas ações que existem na Associação dos Amigos Santa Casa de Irati”, afirma.

Outra iniciativa prevista pela associação após o fim da pandemia é aproximar a população em geral. “Vamos trazer a comunidade para conhecer a associação, para saber quais são as nossas ações, quais foram as nossas conquistas, para que a gente tenha cada vez mais membros e para que as nossas ações tenham cada vez mais sucesso”, destaca Marli.

Marli lembra que os serviços prestados pela Santa Casa de Irati foram fundamentais durante a pandemia do coronavírus para a região. “A Associação Amigos da Santa Casa está completando 20 anos de existência. Ela foi criada por vários membros, que até hoje estão conosco, para beneficiar a Santa Casa de Irati, que é uma entidade representativa para toda a nossa região. Durante a pandemia, a comunidade viu a importância desse hospital regional que nós temos aqui e as necessidades que ele tem. Então quando a associação foi criada exatamente por causa disso”, avalia. 

Moradores de Irati e região que tiverem interesse em auxiliar a Associação dos Amigos da Santa Casa de Irati podem entrar em contato no whatsApp (42) 9-9957-2988 ou pelo e-mail amigossta@gmail.com. A associação também criou uma página no Facebook que você pode acompanhar através deste link

Imagem: Divulgação