Publicidade Topo

notícias

Nova pista de skate é inaugurada em Irati

Local já foi palco da sua primeira competição no fim de semana/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Pista de skate do Parque Aquático possui 820 metros quadrados e 13 aparelhos para manobras. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

A nova pista de skate de Irati foi inaugurada na sexta-feira (27) no Parque Aquático e já teve seu primeiro teste, no domingo (29), com um campeonato da modalidade, pelo Circuito de Habilidades da Secretaria de Esportes e Lazer.

A obra foi uma reinvindicação antiga dos esportistas que solicitavam um local mais preparado para a prática do skate. A estrutura atual possui 820 metros quadrados, com 13 aparelhos para manobras.

O investimento da obra foi de R$228.008,28, por meio de emenda parlamentar da deputada federal, Leandre Dal Ponte (PV/PR). Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Esporte, Cidadania e Desenvolvimento.

A solenidade de inauguração contou com a participação de autoridades como o prefeito Jorge Derbli, a deputada Leandre, a vice-prefeita, Ieda Waydzik, o secretário de Esportes e Lazer, André Demczuk (Dedé), o presidente da Câmara, Hélio de Mello, e os vereadores Vera Gabardo e Alcides Cezar Pinto.

O empresário e integrante do Grupo de Skate Irati, Jaime Martini Júnior, também esteve presente. Em entrevista à Najuá, ele destacou que a obra é uma conquista importante para os esportistas que estavam há mais de dez anos reivindicando a nova obra. “Todos nós, principalmente os skatistas sabem que era um momento único, sabe que era um momento de vitória e de festa para todos”, disse.


A reivindicação aconteceu após a constatação dos skatistas de que a pista instalada na Praça Edgard Andrade Gomes é inapropriada para a prática do esporte. Com isso, os esportistas se mobilizaram para tentar reformar o local. Há alguns anos, uma verba chegou a ser destinada para a reforma, mas como a obra não foi feita, o recurso teve que ser devolvido.

As tratativas para a construção de uma nova pista de skate começaram somente em 2017. Após reuniões com o prefeito Jorge Derbli, os skatistas apresentaram um projeto que deu origem à pista no Parque Aquático.

Com a destinação da emenda parlamentar da deputada Leandre Dal Ponte, a obra começou a ser construída em 2019 e foi inaugurada neste ano. Para Jaime, o local está apropriado para a prática do esporte e pode servir de palco para futuras competições. “Está uma pista propícia e preparada para trazer um campeonato grande, talvez até mesmo um Paranaense”, afirmou.

A pista já foi local de uma primeira competição no domingo (29). O campeonato, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Loja Vivência Board Shop, reuniu skatistas da região como Guarapuava e Castro.

O 1º Campeonato de Skate do Circuito de Habilidades teve competições nas categorias iniciante e amador, com premiação para o 1º, 2º e 3º colocados.

Na categoria iniciante, o primeiro e segundo lugares foram para representantes de Guarapuava. Junior foi o campeão e Eduardo terminou a disputa na segunda colocação. Nikolas Babiuk, de Irati, foi o terceiro colocado.

Já na categoria amador, Lucas Nyjah e Marco Paulo, ambos de Castro, ficaram com o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Já Leonardo, de Guarapuava, ficou na terceira posição.

Grafite:
O artista visual e grafiteiro, Lucas Cruz, está sendo o responsável por trazer mais cor à obra recém-inaugurada. “Por ser uma pista de skate, eu pensei em alguma coisa mais alegre, uma coisa mais colorida, que desse mais vida para o ambiente”, contou.

O artista conta que o convite para pintar o local surgiu da Prefeitura de Irati que procurava alguém do município para o trabalho. Com trabalhos em Mafra, Curitiba, Rio Negro (SC) e Minas Gerais, Lucas iniciou sua carreira em Irati, quando foi convidado a fazer seu primeiro grafite em um bar local.

Após a obra, o artista começou a receber convites que o fizeram largar o trabalho convencional e partir para a vida artística. “Daí pra frente foi aparecendo um trampo ali, um trabalho aqui. Quando não tinha parede, eu comecei a me envolver com quadro. Fui fazendo quadro. Fui pegando gosto e de uns três anos pra cá comecei a levar como profissão”, revelou Lucas.

O grafite na nova pista de skate deverá ser finalizado ainda nesta semana.

Investimento na obra foi de pouco mais de R$ 228 mil. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura

Primeira competição na nova pista de skate aconteceu no domingo. Foto: Secretaria de Esportes de Irati

Skatistas de Irati aprovaram a nova pista no Parque Aquático. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura

Competição no domingo teve participações de skatistas de Guarapuava e Castro. Foto: Secretaria de Esportes de Irati

Deputada Leandre Dal Ponte destinou emenda parlamentar para construção da pista de skate. Ela participou da cerimônia de inauguração. Foto: Secretaria de Comunicação

Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura

Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura 

Foto: Secretaria de Esportes de Irati