Publicidade Topo

notícias

IAT de Irati participará de ação estadual de entrega de mudas nativas

Mudas de árvores frutíferas e ornamentais serão entregues na sexta-feira, dia 27, das 10 às 12 h, em frente à sede do IAT, em Irati, no sistema drive-thru 

Mudas nativas serão entregues em frente à sede do IAT, em Irati. Foto: IAT/Arquivo

O escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) - antigo IAP- vai participar de uma ação solidária que tem o objetivo de promover a distribuição de mudas e chamar atenção para a importância de promover a educação ambiental, por meio do voluntariado. Na sexta-feira, 27, haverá distribuição de mudas nativas de árvores frutíferas e ornamentais, como ipê, cerejeira, pitanga, entre outros.

Os interessados podem retirar no horário das 10 às 12 h em frente à sede do IAT, que fica na Rua Caetano Zarpellon, número 19, ao lado do Parque Aquático de Irati. A entrega será realizada no sistema drive-thru (dentro dos carros).

A ação será realizada em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, que é celebrado no dia 28 de agosto. A iniciativa da Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Paraná e do IAT faz parte da campanha “Floresce Paraná”. As mudas serão distribuídas nos 21 Escritórios Regionais do IAT no Estado.

O IAT é um órgão vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O governo estadual pretende que a data sirva de incentivo para as pessoas promoverem ações de proteção ao meio ambiente. Também na sexta-feira, 27, as secretarias do Meio Ambiente de todas as cidades do Paraná devem plantar sementes de Ipê Amarelo. As secretarias estaduais e autarquias do Paraná também receberam mudas de árvores nativas.

Atualmente, o IAT possui três programas de voluntariado, sendo dois deles em fase de elaboração. “Os voluntários auxiliam na produção de mudas para recuperar as florestas do Estado, cuidam dos animais e dos ecossistemas, contribuindo com a manutenção da biodiversidade e a conservação da natureza, além de proporcionar melhor qualidade de vida para a população paranaense”, afirma o secretário Márcio Nunes.
 

O programa de voluntariado nas Unidades de Conservação contribui na divulgação das informações aos visitantes, auxilia na manutenção de trilhas e instalações e nos trabalhos administrativos; na identificação de focos de incêndio e outros incidentes, além de integrar grupos de resgate ou de combate a incêndios e as ações de recuperação de áreas degradada.

Os outros dois projetos de voluntariado em fase de implantação pelo órgão ambiental são em viveiros e laboratórios e para Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA).

Os municípios de abrangência do escritório regional do IAT são: Irati (sede), Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Mallet, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e Inácio Martins. O telefone para contato é 3423-2345.
 
Foto: Divulgação