Publicidade Topo

notícias

Festival da Agrobiodiversidade mobiliza famílias agricultoras no Paraná

As sementes crioulas e a celebração da vida estão no centro da programação, que conta com seminário, noite cultural e a inspiradora história das festas e feiras /Assessoria de Comunicação das entidades

Foto Divulgação

O Festival da Agrobiodiversidade: Semeando Memórias, Construindo Histórias e Celebrando a Esperança será promovido pelo Coletivo Triunfo, Associação AS-PTA de Agricultura Familiar e Agroecologia e Comissão Pastoral da Terra do Paraná, de forma virtual, no sábado, 14, e domingo, 15. O evento seria realizado em 2020, mas foi suspenso em virtude da pandemia de coronavírus.

Segundo a organização, as festas e feiras de sementes crioulas acontecem tradicionalmente no início do segundo semestre de cada ano, quando se aproxima a entrada da primavera e a época do plantio de várias culturas como o milho, a abóbora, o feijão e as mudas de frutíferas. Em 2020 estavam programados mais de 30 encontros.

Para os integrantes do Coletivo Triunfo, a mobilização do território é necessária para que as feiras não sejam encerradas. Uma das motivações para a realização do Festival online é para que os vínculos sigam fortes nos espaços de troca de saberes, partilha de sementes, debates, oficinas e comercialização.

"As feiras são espaços riquíssimos de aprendizado, mobilização, fortalecimento da agroecologia, diversidade de culturas e muito mais, precisamos seguir animadas até tudo isso passar e possamos voltar aos encontros presenciais", afirma Andrea Jantara, agricultora urbana e integrante do Grupo de Mulheres do Coletivo Triunfo.

Na programação do evento, haverá momentos de reflexão e cultura popular, como os relatos de Antônio Carlos dos Santos, guardião de sementes, que contará histórias da comunidade de Rio Baio, em São do Triunfo.

A programação do Festival de Sementes terá início neste sábado, 14, às 14 e segue até 16h, com o Seminário "Sementes Crioulas e as vidas contidas nelas", organizado pela Comissão Pastoral da Terra, dentro da 33ª Romaria da Terra do Paraná. Mais tarde, das 19 às 21h, acontecerá a Noite Cultural "Sementes crioulas inspiram a arte da vida", com participação da Banda Filhos da Terra, de Mandirituba, e apresentação ao vivo diretamente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira, com agricultoras e agricultores da região Centro-Sul. No domingo, das 9 às 11h, acontecerá a Apresentação da "Memória das Feiras - um Rio de Vidas”, que começará com uma benção inter-religiosa das sementes e a partilha de alguns dos aprendizados e acúmulos coletivos de mais de duas décadas de histórias das feiras e festas das sementes.

Acompanhe todas as atividades do Festival da Agrobiodiversidade com transmissão pelas páginas : : facebook.com/ColetivoTriunfo e facebook.com/asptaagroecologia