Publicidade Topo

notícias

Feira do Produtor de Guamiranga é inaugurada

Terreno onde está instalada a feira foi cedido pela ex-mulher do prefeito Marcos Chiaradia por sugestão dele. Marcos faleceu vítima do coronavírus em junho deste ano/Karin Franco, com reportagem de Tadeu Stefaniak

São cinco barracas compartilhadas por diversas famílias que trabalham em conjunto na venda dos produtos. Foto: Tadeu Stefaniak

A Feira do Produtor de Guamiranga foi inaugurada na tarde de quarta-feira, 4. A feira é um projeto idealizado pelo prefeito Marcos Chiaradia, que faleceu vítima de coronavírus no dia 16 de junho. A ex-mulher dele, Célia Chiaradia, cedeu o terreno para a instalação das barracas dos agricultores acatando uma sugestão do ex-marido. Célia é a proprietária da área e fez um termo de cessão para a Associação de Agricultura Familiar de Guamiranga (Aafag)- responsável pela gestão da feira. 

O atual prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite, conta que a inauguração é uma continuidade do projeto de Marcos. “Hoje estamos inaugurando esta feira que já era um projeto de muitos anos para ser feito isso, incentivando a agricultura familiar, a associação Aafag. É um plano que o Marcos tinha em mente. Eu assumi agora a prefeitura e vou tentar continuar os projetos dele”, disse.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Guamiranga, Cristiane Tabarro Borgo, explica que a feira já havia sido feita de modo temporário no passado, mas que agora há uma estrutura para que os produtores possam comercializar os seus produtos. “A realização da feira aqui no município de Guamiranga é um sonho antigo, de um grupo organizado de agricultores, Associação de Agricultura Familiar de Guamiranga. Essa feira já foi realizada cinco anos atrás, de maneira improvisada, porém totalmente legalizada através de uma lei do ano de 2016. Uma das demandas já nesta gestão, e acolhidas pelo nosso prefeito naquela ocasião, foi a instalação dessas barracas para oferecer um espaço digno de comercialização dos produtos desses agricultores”, conta Cristiane.


São cinco barracas compartilhadas por diversas famílias que trabalham em conjunto na venda dos produtos. “Nossa associação tem 62% de mulheres, bem diferente isso. Nós trabalhamos no coletivo. Hoje cada barraca tem três a quatro famílias numa barraca só, mas isso é muito bom, muito gratificante, trabalhar no coletivo”, explica a presidente da Associação de Agricultura Familiar de Guamiranga (Aafag), Joceli Borgo Rech. Trinta famílias fazem parte da associação.

Joceli também destaca que a inauguração é a concretização de um sonho para os agricultores. “Para gente é uma imensa alegria, uma gratidão de ser reconhecido o agricultor, reconhecido em Guamiranga, com as barracas, com estrutura, com água, com luz, excelente qualidade. Então, a palavra hoje é gratidão”, disse.

A secretária destacou o trabalho da associação que tem ajudado os agricultores no município e que a feira deve ser expandida. “Essa associação em si tem se destacado, não só localmente, mas regionalmente através de sua organização. Hoje é a primeira associação do município da história que entrega seus produtos a 74 famílias, que são atendidas pelo CRAS [Centro de Referência em Assistência Social] do município, e vem pleiteando de maneira significativa vários projetos com recursos públicos. Hoje, por exemplo, está em tramitação análise do projeto do chalé do produtor também para esse município”, conta.

O prefeito Marcelo explicou que o projeto do chalé é para ampliar o local de venda para os agricultores. “Nós temos um projeto de chalé do produtor que vai ser aqui dentro do parque mesmo, nessa área mesmo, para ter um lugar mais amplo, um lugar mais confortável para que ocorra essa feira dentro do município”, disse.

Durante a inauguração da feira, os familiares do prefeito Marcos Chiaradia falaram sobre a doação do terreno que concretizou o projeto da feira. Célia Chiaradia conta que a doação é uma forma de ajudar a população. “Uma maneira de ajudar o povo, que consigam tirar o melhor aqui usando bem o local”, disse.

A sua filha, Suane Cristina Chiaradia, também relata que é positivo ver os projetos do pai se concretizando. “É um conforto saber que é a vontade do meu pai que Guamiranga crescesse, que os agricultores tivessem uma oportunidade no local, perto da praça, então a gente dispondo desse local ficamos muito felizes em poder ajudar e fazer o que era a vontade dele”, conta.

A Feira do Produtor de Guamiranga comercializa verduras, geleias, panificados, pastel, quentão e artesanato. Ela está localizada próximo ao Lago Municipal, na entrada da cidade, perto da BR-373. A feira funcionará todo sábado, das 8h ao meio-dia, na 1ª quarta-feira do mês, das 16 às 20h e na 3ª quarta-feira do mês, das 16 às 20h.

Confira mais fotos da inauguração da feira. Imagens: Tadeu Stefaniak