Publicidade Topo

notícias

Teixeira Soares comemora 104 anos com lives na terça e quarta-feira

Lives contarão com entrevistas de moradores antigos contando a história do município, além de apresentações artísticas, ato cívico e sorteios. Lives começarão às 19h, nos dias 13 e 14 de julho/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Foto: Divulgação

O município de Teixeira Soares irá comemorar o aniversário de 104 anos com lives nesta terça, 13, e quarta-feira, 14, a partir das 19 h. As lives comemorativas que serão geradas do Centro de Eventos Miguel Belinoski terão transmissão de entrevistas, apresentações e ato cívico para lembrar a data.

Nesta terça, uma das principais atrações será o depoimento ao vivo do bisneto do patrono de Teixeira Soares, José Augusto Teixeira Soares dos Santos, que atualmente reside no Rio de Janeiro. “Ele tem uma história muito bacana para contar do nosso patrono que hoje em dia todo mundo tem uma visão de uma pessoa antiga, que pouco se conhece. Então, ele vai explanar para nós através dessa entrevista ao vivo”, conta o diretor de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Ricardo Alexandre Basso, o “Farofa”.

Ainda para destacar a história do município, moradores antigos de Teixeira Soares vão dar depoimentos de suas origens. “Como o nosso município é um município bem antigo, bem histórico, a gente vai participar com todas as localidades, fazer entrevistas com cada comunidade, devido há muito tempo, nós devemos fazer umas oito, nove entrevistas. Foram gravadas e vão ser transmitidas na live a partir das 19h”, disse Ricardo.


A ideia de recuperar a história por meio dos moradores antigos foi da vice-prefeita Juliana Belinoski. “A ideia inicial partiu da nossa vice-prefeita, Juliana Belinoski, que ela queria que nós não centralizemos a história de Teixeira Soares só com o pessoal da sede. Então, abrimos para as comunidades. A gente fez uma seleção das pessoas que eram mais antigas. As pessoas que mais se destacaram como comunidade, líderes de igreja, líderes dos movimentos, que nós temos três assentamentos. Como foi essa história, resgatando essa história durante os 104 anos”, explica o diretor.

Por causa da pandemia, a equipe da prefeitura teve que selecionar e tomar os cuidados para evitar aglomerações. Para isso, se optou por fazer gravações antecipada com os entrevistados. “Tudo isso foram feitas através de vídeo, tomando todos os devidos cuidados, distanciamento, álcool em gel. Tudo isso foi tomado para nós não comprometer no dia da live, a famosa aglomeração. Vamos fazer a live em um ambiente bem amplo. Vamos fazer no Centro de Eventos. Para evitar todas essas entrevistas, a gente preferiu fazer todas elas gravadas e sempre tomando todos os cuidados necessários”, disse Ricardo.

Segundo o diretor, os relatos foram enriquecedores. “Relatos muito emocionantes, como foi o início de Teixeira Soares. Para ter uma noção, nós temos distritos, nós temos localidades, que são mais antigas que a gente comemora a data política do aniversário do município”, disse.

Já na quarta-feira (14), dia do aniversário de Teixeira Soares, a transmissão da live terá a veiculação do ato cívico que já foi gravado no sábado, 10. Além do pronunciamento das autoridades, a live contará com apresentação da banda Guarani e artísticas. A transmissão de quarta-feira também contará com a apresentação da Sala do Empreendedor, trazendo informações sobre como o serviço é realizado no município.

Os dois dias de live também contarão com as apresentações dos compositores selecionados pela Lei Aldir Blanc “Nós fizemos sete editais e fizemos participações, tanto das pessoas que faziam escultura, faziam pinturas, fizemos um concurso de fotografia, tanto amador quanto profissional. E fizemos um audiovisual, e nesse mesmo concurso, nós fizemos dos compositores da Terra. Nesse momento, devido ao pouco tempo que nós temos, as apresentações serão só cinco melhores colocados na lei Aldir Blanc, que foram contemplados com os prêmios de composição”, conta.

Pelo segundo ano consecutivo, Teixeira Soares não irá realizar a tradicional Expotexas. Mas mesmo assim, o evento será lembrado durante as lives. “Nós também iremos fazer um resgate com as nossas rainhas, as nossas quatro últimas rainhas da Expotexas, que passaram. A gente vai fazer uma entrevista com elas que a gente vai jogar também na live para a gente buscar, não morrer e falar que a Expotexas está bem presente na nossa cidade”, disse.

As lives serão apresentadas pelo secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter José Heinen e por Ricardo Guimarães. As transmissões também contarão com sorteios de prêmios dados pelo comércio local.

Quem quiser acompanhar as lives na terça-feira e quarta-feira, poderá assistir na página oficial da Prefeitura de Teixeira Soares e na página do programa Alô Teixeira. As transmissões iniciam às 19h e terminarão às 23h nos dois dias.