Publicidade Topo

notícias

Secretaria de Esportes abre inscrições para corrida e mountain bike no Circuito de Habilidades

Inscrições acontecem até 1º de agosto e provas podem ser feitas até o dia 8 de agosto/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Percursos do Mountain Bike são de 30, 60 e 100 km. Foto: Eduardo Teixeira

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Circuito Iratiense de Habilidades nas modalidades de corrida e Mountain Bike. A segunda etapa será feita de forma online, por meio do aplicativo Strava, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Android) ou na App Store (Iphone). As inscrições estão abertas até o dia 1º de agosto. Os participantes terão até o dia 8 de agosto para realizar as provas.

O professor da Secretaria de Esportes de Irati, Eduardo Teixeira, explica que os participantes irão disputar as provas individualmente e atualizando os dados de percurso por meio do aplicativo Strava. “Os praticantes da corrida, os praticantes do Mountain Bike, os praticantes do ciclismo, de uma maneira geral, utilizam para registrar as suas atividades. Então, por exemplo, hoje cedo nós percorremos em torno de 46 km pelo interior do município e registramos todo esse percurso, toda essa rota dentro desse aplicativo”, afirma Eduardo.

Será por meio do aplicativo que será feita a classificação dos melhores tempos. “Esse aplicativo gera um registro onde nós vamos poder aferir a pedalada ou a corrida dos participantes. O aplicativo mesmo gera um ranking. O nosso trabalho será acompanhar e dividir por modalidade”, explica o professor.

Tanto na corrida quanto no Mountain Bike, as categorias serão divididas entre feminina e masculina e também por idade: Sub-20 (nascidos até 2001), Sub-30 (nascidos de 1991 a 2000), Sub-40 (nascidos de 1981 a 1990), Sub-50 (nascidos de 1971 a 1980), Sub-60 (nascidos de 1961 a 1970) e acima de 60 (nascidos de 1960 ou anos anteriores).


As inscrições também serão realizadas de forma online. Para se inscrever na corrida, o link do formulário é este: https://bit.ly/3xsqUoW. Para se inscrever no Mountain Bike, o link para o formulário é este: https://bit.ly/3dVv00K

As inscrições só serão confirmadas com a entrega de 5 kg de ração para a Secretaria de Esportes, localizada no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), em Irati. As rações serão doadas para a ONG SOS Amigo Bicho. Quem não entregar a ração, terá a inscrição cancelada.

O professor explica que na modalidade Mountain Bike, o participante terá que escolher no momento da inscrição a distância do percurso. “Você pode participar tanto da corrida quanto do ciclismo. Porém, no ciclismo você vai escolher uma das distâncias: 30 km, 60km ou 100km que os participantes podem percorrer ao longo desse período”, relata Eduardo.

Os participantes irão receber brindes e os melhores tempos serão premiados com os troféus Wagner Antunes, no Mountain Bike, e Fábio Maurício Antônio, na corrida de rua. Os esportistas homenageados foram vítimas da Covid-19 e serão lembrados na premiação. “Além de praticantes, eles eram incentivadores. Eram pessoas que estavam no dia a dia, que desempenhavam suas atividades de trabalho, assumiam as suas responsabilidades e também eram fomentadores da prática, da atividade física em beneficio à saúde, socialização, inúmeros benefícios que a prática de esporte traz para as pessoas”, lembra o professor.

Trajeto:
Na corrida, serão oito quilômetros a serem percorridos pelos participantes. O trajeto acontecerá nas principais ruas de Irati. A saída da corrida de rua será no Ginásio Batatão. Os competidores percorrerão o trajeto seguindo na Rua da Liberdade até a rotatória com Conselheiro Zacarias (lojas Zanoni), depois na rua Conselheiro Zacarias até rotatória da rua Antonio Budel, entrando à direita na rua Antonio Budel, fazendo a conversão à direita na rotatória, adentrando à rua Benjamin Constant. Em seguida, os atletas seguirão para a rua Dr. Munhoz da Rocha, seguindo à esquerda com a rua Doutor Correa, percorrendo até a rua Nossa Senhora de Fátima. Nesta altura, os atletas farão a conversão à direita na Rua Doutor João Cândido Ferreira e, novamente, a conversão à esquerda na rua Doutor Armando Van der Laars. Em seguida, os competidores seguem à direita na rua Abilio Carvalho Bastos, fazem a conversão à direita na rua Moises de Oliveira, seguem à esquerda na rua Lino Esculápio, à direita na rua Caetano Zarpelon e seguem pela rua Basilio Szpak. Em seguida, eles farão a conversão à direita na Avenida Vicente Machado, farão a conversão à esquerda na Avenida Perimetral João Stoklos. Os atletas percorrerão a perimetral até a travessia elevada do Ginásio Batatão, no ponto de chegada.

Já no Mountain Bike, os participantes poderão escolher as distâncias de 30, 60 ou 100km. O percurso também iniciará no Ginásio Batatão e terá como ponto de chegada o posto Anila, no caso do percurso de 30km.

O trajeto mínimo do Mountain Bike sairá do Ginásio Batatão e seguirá pela Avenida João Stoklos e pela rua Doutor Armando Van der Laars até próximo da Fobras. Os atletas seguirão à esquerda, entrando na rua Abilio Carvalho Bastos, e depois à direita, chegando na Avenida Getúlio Vargas. Os ciclistas seguem até o encontro com a Avenida Noé Rebesco. Na altura do Posto Rebesco, os participantes dobram à esquerda seguindo até a rotatória, onde eles dobrarão à direita entrando na rua Trajano Grácia. Os atletas entrarão na BR-153, chegando até o acesso ao Colégio Florestal, dobrando à direita e chegando na Avenida Paraná. Na avenida de acesso ao Colégio Florestal, os participantes seguem reto até uma cruz, localizada quase em frente ao colégio. Ao chegar na cruz, os competidores dobrarão à direita, sentido Assungui. Segue pela estrada principal até o Assungui. Quando chegar no Posto Montanha, os atletas cruzarão a BR-277, pegarão o acesso aos fundos do Hotel Anila, seguindo na estrada de chão. Um pouco antes de chegar à BR, que dá acesso à Teixeira Soares, os atletas irão dobrar à esquerda, subindo por dentro do Hotel Anila e chegando no Posto Anila, local de chegada dos ciclistas.

Os trajetos, tanto da corrida como do ciclismo, estão disponíveis nos regulamentos das competições disponibilizadas nos links das inscrições que estão acima deste texto.

O professor destaca que os trajetos foram pensados na segurança dos atletas. “O que priorizamos? A segurança em primeiro lugar dos participantes, das duas modalidades. Optamos pelas estradas principais, as estradas maiores e de fácil acesso. Que queira ou não queira, tem que contar com algum imprevisto às vezes”, lembra Eduardo.

Como os percursos serão feitos individualmente, o professor destaca que os participantes deverão pensar em ter uma estrutura para garantir a segurança, já que a competição não terá o percurso preparado com ambulância e equipe como em outras competições presenciais.

Além dos corredores levarem a própria garrafa de água, os ciclistas também precisam estar atentos ao preparo da estrutura individual. “Quando você sai para um pedalo um pouco mais longo, você tem que ser suficiente, tem que ter uma certa autonomia. Então, a câmera reserva, uma espátula para ajudar a retirar o pneu, a bomba, a água, um isotônico, um suplemento, uma barra de cereal, uma paçoquinha, um gibi, enfim, para que você possa, algum imprevisto que acontecer, você possa prever, se acontecer alguma coisa, tem essa autonomia para conseguir chegar até o destino final”, alerta o professor.

No caso de ciclistas, que vão até o interior, o conselho é que também envie a localização para pessoas próximas. “Quando for sair pro interior, mande pelo WhatsApp a localização em tempo real para alguém mais próximo. Para o esposo, a esposa, o namorado, a namorada, pai, mãe, enfim. Para que se você demorar a chegar, a pessoa vai acessar e vai acompanhar onde você está, que lugar você percorreu, para que possa ter um acesso mais fácil. Por ser um desafio virtual, nós não vamos dar esse tipo de estrutura”, explica.

Os percursos poderão ser feitos em qualquer momento, desde que o prazo final do dia 8 de agosto seja respeitado. “A partir do dia 15 até o dia 8 de agosto, tanto da corrida como do Mountain Bike, as pessoas podem fazer [o trajeto] quantas vezes quiserem. O que vai valer é o melhor tempo”, explica o professor.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esportes de Irati, localizada no Ginásio Batatão, ou por telefone nos números (42) 3132-6266 (Secretaria), (42) 9 9924-3314 (professor Eduardo) ou (42) 9 9962-5681 (professor Euclides Ribeiro Neto).
 
Foto: Divulgação