Publicidade Topo

notícias

Profissionais da saúde de Irati serão homenageados por estudantes em live na sexta-feira

Homenagem organizada pela Secretaria de Educação será transmitida em uma live na sexta-feira (09), às 14h, na página no Facebook da prefeitura e no Youtube. Live será gravada para quem não puder assistir ao vivo/Karin Franco, com reportagem de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Secretária de Educação, Jandira Girardi, contou detalhes de como será a live em entrevista no programa Meio Dia em Notícias. Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Irati irá realizar uma live para homenagear os profissionais da saúde do município em virtude da pandemia. A homenagem, que integra o projeto “Valorizando a vida com gratidão”, será transmitida na sexta-feira (09), às 14h, nas redes sociais da prefeitura de Irati e no YouTube.

A secretária de Educação, Jandira Terezinha Girardi, conta que 41 instituições de ensino municipais participam do projeto, sendo 26 escolas e 15 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Essa homenagem já está sendo feita, na realidade. Cada escola, cada CMEI, a Secretaria de Educação separou o que cada CMEI, cada escola iria homenagear, qual instituição, qual posto de saúde, hospital iria homenagear”, disse Jandira.

As escolas estão gravando os vídeos e enviando para a Secretaria. A edição ficará por conta dos funcionários da prefeitura de Irati. “Eles mandam para a gente da forma que eles gravam. Será feita a edição pela prefeitura, que vão editar. Tem aquelas que já estão mandando que já fazem, já conhecem, tem conhecimento de alguém que faz. Como sempre as escolas e CMEIS, os diretores e coordenadores se viram. E tem aqueles que estão mandando para nós e nós estamos fazendo esse trabalho”, conta a secretária.


A transmissão na sexta-feira contará com a apresentação do funcionário da Secretaria de Comunicação, Cristiano Rogal, além de participação de convidados como o prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita Ieda Waydzik, a secretária Jandira, o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 de Irati (COEF), Agostinho Basso e demais convidados. A transmissão também contará com o auxílio da empresa Brand Vídeo Produções.

Cada escola teve a oportunidade de escolher como fazer a homenagem. “A maneira, o que eles vão fazer, cada CMEI, cada escola tem autonomia, tiveram e tem para fazer como eles acham. Cartas, músicas, poesias, o que eles acham que dá pra fazer, eles estão fazendo. E está saindo um mais lindo que o outro. Emocionante de a gente ver”, destaca Jandira.

Serão cinco minutos para cada apresentação. O evento pode durar mais de duas horas. A live também será gravada nas redes sociais e disponibilizada para quem não puder ver ao vivo.

A secretária conta que os alunos estão se envolvendo nas homenagens. “O que a gente vê, que é repassado das escolas e CMEIS para a gente, que mais gente gostaria de estar participando. Que eles gostariam que mais pessoas, crianças...uma relatou para nós que a criança da família, de uma das crianças que participaram, ela não dormiu direito porque estava ansiosa porque ela ia fazer uma homenagem para o pessoal da saúde. É engraçado que as escolas estão explicando, os CMEIS, o porquê dessa homenagem, dessa valorização, que eles estão cuidando das pessoas. E eles repetem essa forma”, conta.

Jandira ainda enfatizou a participação dos pais que tem sido importante neste processo. “Nós temos muito que agradecer a esses pais que estão agora mesmo os filhos, estando no remoto, estão participando, estão indo, estão ajudando, estão empenhados porque eles também querem agradecer. É a comunidade escolar unida para homenagear o pessoal da saúde que merece”, enfatiza.

A homenagem já ressoa a alguns profissionais da saúde. “Uma das coisas também que o pessoal da saúde que nos repassou agradecendo já essa nossa iniciativa, eles estão falando que vem o amor das pessoas que estão indo fazer essa homenagem no olho. Isso está emocionando muito eles porque eles estão vendo que está sendo feita uma homenagem com amor. E foi o que a gente pediu”, disse.

Para a secretária, é importante realizar a homenagem para motivar os profissionais da saúde. “Eles não têm a escolha de não ir, de não sair de casa, eles precisam ir. Eles têm que estar lá porque nós dependemos deles. Sem eles, o que nós iremos fazer? São os nossos anjos na terra como eu chamo. Então, precisamos desses anjos estarem aí fazendo o seu papel. E eu penso muito nas pessoas que ficam internadas, que nós enquanto família não podemos estar lá com eles. São esses anjos que são a família até o último momento que, infelizmente, muitos não retornam. Infelizmente. Que esse é o grande pesar da gente. Então eles são a família que ficou com eles até o final. Então, eles merecem esse apoio, essa gratidão e essa valorização”, afirma Jandira.

Uma das homenagens já foi disponibilizada online e mostra como será a apresentação de sexta-feira. “Tem uns até que já estão no Facebook. O [colégio] da Irmã Helena [Olek] que eles fizeram que foi para a Clínica do Davaus. Está no Face. Achei muito bonita a música que a criança cantou. É nesse formato que vai ter. Vai ter música, vai ter variedades. Os nossos pequenininhos do CMEI também estão envolvidos. Posso dizer para vocês que é emocionante, você chora de ver alguns chorando da saúde e até a gente se emociona por tudo que está acontecendo durante a pandemia”, explica.

A homenagem integra a programação comemorativa dos 114 anos do município. “O fechamento será mesmo com essa valorização em frente ao hospital e teremos uma pessoa que já passou por isso e que estará lá para nos dar o seu depoimento também”, conta a secretária.