Publicidade Topo

notícias

Oficinas sobre venda em redes sociais para MEI serão oferecidas gratuitamente

Sala do Empreendedor, Sebrae e Prefeitura de Irati oferecerão palestras gratuitas na internet sobre venda em redes sociais. O evento é voltado para microempreendedores individuais (MEI), mas é aberto para toda a comunidade/Karin Franco, com reportagem de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Oficina da próxima segunda-feira, 21, terá como tema a comercialização de produtos por meio do WhatsApp. Foto: Divulgação

De julho a agosto, a Sala do Empreendedor oferecerá palestras e oficinas gratuitas de forma online para microempreendedores individuais (MEIs) sobre venda na internet. O evento é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo é trazer mais informações sobre vendas online, utilizando redes sociais como o whatsapp “Pensando em ajudar os nossos MEIs agora em tempos de pandemia, decidimos rever essas questões de palestras de como poder ajudar na questão digital”, explica a coordenadora da Sala do Empreendedor de Irati, Sabrina Cidres. 

A primeira palestra está acontecendo na noite desta quarta-feira (14). Na palestra, a especialista em marketing e empreendedorismo, Camila Klüppel, está explanando sobre o tema “Como vender em datas comemorativas”. “Estamos com os Dia dos Pais aí e nós sabemos a quantidade de pessoas que vendem coisas nas datas comemorativas pela internet”, avalia Sabrina. 

O segundo evento será na próxima quarta-feira, dia 21 de julho, a partir das 19h15, e terá como tema “MEI, você está usando o WhatsApp a favor do seu negócio?”. “A gente vê essa questão do whatsapp, do quanto ele é importante. Nós vemos conosco, como Sala do Empreendedor, o quanto a gente responde as pessoas e está orientando via whatsapp. E da forma que estamos facilitando a vida dessas pessoas também. Essa oficina também é para estar orientando de que forma ela irá usar o whatsapp para o seu negócio. Para estar fazendo a sua propaganda do seu negócio, para estar mandando as fotos, os horários que ela pode estar fazendo isso”, explica a coordenadora. A inscrição para a participação na oficina pode ser feita clicando aqui

O terceiro evento será uma oficina marcada para o dia 28 de julho, a partir das 19h15. O tema será “Você sabe como usar o Facebook para impulsionar o seu negócio?”. “As oficinas são bem criativas, são bem divertidas. Eu creio que o público nosso vai aproveitar muito essas questões e vai estar impulsionado os seus negócios”, conta. Para participar clique aqui.  

A última oficina acontece no dia 4 de agosto, também às 19h15, e terá como tema “MEI, descubra como o Instagram pode ajudar você a continuar crescendo”. Clique aqui para realizar a inscrição.

De acordo com Sabrina, a intenção é que os microempreendedores possam adquirir conhecimentos de como trabalhar em cada rede social. “Não adianta o MEI tirar um monte de fotos dos seus produtos, não colocar características, não colocar valor, não colocar o número de contato. Então, ela vai estar sendo orientado de que forma que faz e até mesmo as pessoas via whatsapp, os horários que ela pode mandar porque hoje em dia, nós participamos de vários grupos de trabalho, a gente sabe que dependendo do horário que a pessoa manda, nós não conseguimos estar vendo, vendo as orientações que está dando. Tudo isso vem para favorecer os negócios dos nossos MEIs”, afirma a coordenadora da Sala do Empreendedor. 

As palestras e oficinas serão transmitidas pela internet por meio do aplicativo Forms. Quem participar do evento terá que baixar no celular ou computador o aplicativo para poder acompanhar. As inscrições também serão realizadas online nos links disponibilizados acima.

Quem tiver dificuldade ou precisar de ajuda pode entrar em contato com a Sala do Empreendedor que auxiliará com a inscrição. Os números de telefone são (42) 3132-6282 ou (42) 3132-6283. Também há o whatsapp no número (42) 9-9107-0283. 

Também há orientação presencial na Sala do Empreendedor, no 2º andar do prédio da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), localizado na Travessa Frei Jaime, na Rua da Cidadania. As pessoas inscritas no evento, receberão o cronograma das palestras, com os horários e os links para participar das palestras e oficinas. Quem participar das oficinas receberá certificado.

Abertura de MEIs: A coordenadora conta que houve aumento no número de microempreendedores individuais durante a pandemia. “A abertura de MEIs é realidade em Irati. Nós tivemos um aumento significativo em promoção de vendas. Nós tivemos também muitas pessoas que trabalham de diarista, vendo a importância de ter um CNPJ, de poder também estar emitindo essas notas fiscais, de estar trabalhando formalmente e para ela poder também estar contribuindo para sua aposentadoria. Em tempos de pandemia, nós vemos também o crescimento das pessoas que tiveram interesse em estar trabalhando formalizado”, explica. 

Ao todo, são 2.800 MEIs ativos em Irati. Conforme Sabrina, uma das vantagens de formalizar o negócio é obter melhores formas de pagamento na compra junto a fornecedores. “As pessoas que estão formalizadas, que já são MEIs, eles já sabem os benefícios de ter um CNPJ. Até mesmo para estarem comprando seus produtos, estar revendendo. E também para estar revendendo nos setores. Que ele tendo um MEI, tendo um CPNJ, a entrada nos setores fica um pouco mais facilitada”, relata. 

Para formalizar o negócio, é preciso levar à Sala do Empreendedor documentos como RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência, dependendo do ramo em que atua. O MEI pode registrar até 15 atividades. 

Segunda oficina discutirá maneiras de divulgar produtos no Facebook. Foto: Divulgação

Última capacitação será sobre vendas no Instagram. Foto: Divulgação