Publicidade Topo

notícias

Moradores de Teixeira Soares interessados em casas da Cohapar podem realizar cadastro online

Inscrições também podem ser feitas pessoalmente no CRAS, Associação Comercial e Sala do Empreendedor de Teixeira Soares/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Imagem aérea do centro de Teixeira Soares. Foto: Prefeitura de Teixeira Soares/Divulgação

O município de Teixeira Soares continua com o cadastro aberto para as pessoas interessadas em ter a casa própria. “As pessoas podem realizar a sua inscrição direto no site da Cohapar. A pessoa tem que ter uma renda entre um salário e dois salários mínimos. Vai lá e se inscreve e participa das inscrições”, explica o secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter José Heinen.

Antes de preencher os dados no site da Cohapar, é preciso ter em mãos: CPF; RG; se for casado, CPF e RG do cônjuge; se tiver filhos, certidão de nascimento dos filhos; ter um e-mail.

Quem não conseguir fazer o cadastro online, pode fazer pessoalmente levando os mesmos documentos. “Nós temos os parceiros que é a Associação Comercial e a Sala do Empreendedor, que fica na rodoviária. Eles também estão lá para auxiliar as pessoas que não conseguem fazer. Nós temos o CRAS que também está fazendo as inscrições. E aqui na sede, na Secretaria, nós também estamos fazendo as inscrições para quem não consegue”, conta Pitter.


O secretário explica que o cadastro está sendo realizado novamente porque o município precisa mostrar à Cohapar que ainda há demanda para a aquisição de casas populares na cidade. “Tínhamos um cadastro antes de mil e poucos cadastros para casas populares. Só que de dois em dois anos ele é eliminado, você não tem ativação desse cadastro. Ele é eliminado do programa e depois tem que refazer. Nós, para solicitar casas populares, temos que ter uma quantidade de inscrições mostrando que Teixeira Soares tem essa necessidade dessas casas populares. Então, as pessoas precisam se cadastrar para mostrar que precisam de casas populares”, disse.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui 

Campanhas de arrecadação: Teixeira Soares também está realizando duas campanhas de doação. Uma delas é de arrecadação de alimentos. Nesta iniciativa, a doação também se estende para outros itens. “Nós temos os pontos de coleta não perecíveis, de produtos de higiene, produtos de limpeza, cobertores, agasalhos, enfim, doações de um modo geral”, explica Pitter.

A campanha é realizada em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), os alunos do curso de Ciências Contábeis, a Associação Comercial de Teixeira Soares e o Grupo de Jovens Sued.

Há vários pontos de coleta espalhados na cidade: Mercado Jolle, no bairro Cohapar; Mercado Estação, no distrito de Guaraúna; Mercado do Polaco, na BR 277, no Rio da Areia de Cima; Agência do Banco Sicredi; Papelaria da Rafa, no centro; Mercado G-Center, na entrada de Teixeira Soares; Farma Sul; Associação Comercial, na rodoviária; e Mercado Baratão, perto da Matriz. Há ainda pontos de coleta nos locais de vacinação contra a Covid-19 e gripe.

Outra campanha é a do Agasalho, que é feita em parceria com o Sicredi e a Associação Comercial. A campanha já arrecadou 300 cobertores que foram distribuídos para quem necessita. Por causa do frio, os agasalhos e cobertores estão sendo distribuídos durante a arrecadação. “Nós fazemos alguns anos em conjunto com o Banco Sicredi é o programa Dia de Cooperar. Todos os anos fazemos essa campanha com eles em prol de arrecadação de cobertores e agasalhos. Em conjunto, esse ano e também ano passado, com a Associação Comercial. A gente já arrecadou uma grande quantidade, já realizamos a entrega desses cobertores, quem fez a entrega e foi levar direto nas casas foi o CRAS, o CREAS também participou’, explica o secretário.

São vários pontos de coleta, que possuem caixas de doação identificadas: Sicredi, comércio local, prefeitura, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Associação Comercial.