Publicidade Topo

notícias

Irati volta a registrar mortes por Covid-19 após uma semana sem óbitos

Departamento de Vigilância Epidemiológica confirmou a morte de duas pessoas, de 59 e 83 anos, nesta quinta-feira, 1º. Irati totaliza 160 óbitos em virtude da doença

Foto: AEN

Irati voltou a registrar mortes em função do coronavírus após uma semana. Nesta quinta-feira, 1º, o Departamento de Vigilância Epidemiológica confirmou dois óbitos por complicações da doença. 

As vítimas foram duas pessoas com comorbidades. Um homem, de 83 anos, faleceu em sua residência. Já uma mulher, de 59 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Irati desde o dia 7 de junho. Inicialmente, ela foi internada no Pronto Atendimento Municipal no dia 25 de maio. Já no dia 3 de junho, ela foi transferida para o hospital, onde permaneceu até falecer.

Com os dois óbitos, Irati atingiu a marca de 160 mortes por Covid-19. A cidade não registrava mortes em virtude da infecção desde o dia 23 de junho, quando duas mulheres, de 59 e 79 anos, haviam falecido. Nesta quinta-feira, 1º, o município confirmou mais 23 casos de coronavírus. No total, Irati já registrou 7.910 casos da doença, com 160 óbitos e 7.519 pessoas recuperadas. 145 munícipes permanecem em isolamento domiciliar e 26 internados. Desses, 17 ocupam enfermarias e nove estão em UTIs. Nenhum paciente diagnosticado com a Covid-19 estava internado no Pronto Atendimento Municipal nesta quinta-feira, 1º. 72 pessoas que apresentaram sintomas da infecção fizeram testes e aguardam resultado.


O município de Irati apresentou uma redução de casos de coronavírus de 57,1%. A média era de 77 casos por dia em maio. Esse número passou para 19,2 em junho. Com isso, o prefeito Jorge Derbli resolveu flexibilizar algumas medidas de combate à doença. O novo decreto que entrou em vigor e tem validade de 20 dias permite a realização de cerimônias e confraternização de casamentos, bodas e aniversários de 15 anos desde que a comemoração aconteça com no máximo 100 pessoas em estabelecimentos ou empresas que atuem neste ramo de atividade. O decreto também libera a venda e consumo de bebidas alcoólicas na sexta, sábado e domingo nos estabelecimentos do município, o que era proibido nas semanas anteriores. Os vendedores ambulantes também foram autorizados para realizar vendas no Parque Aquático ou qualquer outro espaço público do município.

Já o toque de recolher foi estendido em uma hora passando a valer a partir das 23h até 5 h do dia seguinte. As vendas na modalidade delivery continuam liberadas até a meia-noite, todos os dias da semana. O comércio em geral pode funcionar até 22h30 todos os dias da semana. Já a capacidade de público nas celebrações religiosas foi ampliada de 35 para 50%. As aulas presenciais serão retomadas a partir de 19 de julho com ocupação máxima de 30% nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Conforme dados do vacinômetro, 22.274 pessoas já foram vacinadas contra o coronavírus em Irati. Já 6.916 iratienses receberam a segunda dose da vacina.