Publicidade Topo

notícias

IFPR disponibiliza 14 vagas remanescentes para ano letivo de 2021

São disponibilizadas quatro vagas no curso de Agronomia e dez de Química.  Inscrições para participar do sorteio público podem ser feitas até o dia 6 de agosto 

Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Irati está com inscrições abertas para preencher vagas remanescentes. São ofertadas quatro vagas de bacharelado em Agronomia vespertino e dez em licenciatura em Química noturno.

No momento da inscrição, o candidato poderá se inscrever nos dois cursos, sendo a primeira opção obrigatória. Será levada em consideração a última inscrição realizada no caso de quem realizar o procedimento duas vezes. O sorteio público das vagas será realizado virtualmente, às 14 h do dia 10 de agosto.

Segundo a direção da instituição, a finalidade é preencher as vagas que não foram ocupadas pela comunidade estudantil. As inscrições tiveram início nesta quarta, 28, e seguem até dia 6 de agosto. As pessoas que pretendem pleitear as vagas não precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para fazer a inscrição clique aqui


Conforme o edital, o IFPR vai publicar uma lista provisória com número de identificação para cada candidato inscrito por curso no dia 7 de agosto. Dois dias depois, será aberto o período para recurso. Já a lista final será divulgada no dia 10. Qualquer pessoa, mesmo que não tenha participado do Processo Seletivo do IFPR, em 2021, poderá concorrer a uma vaga no sorteio público. Não haverá sorteio público se o número de inscritos for igual ou inferior às vagas disponíveis. Se isso ocorrer, todos os candidatos estarão automaticamente classificados e deverão realizar a matrícula para ingressar na instituição. Os candidatos poderão contestar o resultado do sorteio público apresentando recurso no dia 11 de agosto. O resultado definitivo será divulgado na página do Campus Irati no dia 12 de agosto.

As matrículas serão realizadas de 13 a 16 de agosto. As pessoas devem apresentar os seguintes documentos: I – requerimento de matrícula devidamente preenchido (Anexo I); II - Declaração que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino (Anexo II); III – Cédula de Identidade (RG) ou passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação válida. Para os estrangeiros será exigido o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE (dentro da validade), ou protocolo de solicitação do RNE acompanhado de documento de identificação com foto, expedido pelo país de origem; IV – documento oficial que contenha o número do CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF (obtido na página eletrônica www.receita.fazenda.gov.br); V - declaração de conclusão de curso do Ensino Médio; ou Histórico Escolar do Ensino Médio; ou equivalente (Certificado de conclusão do Ensino Médio); ou Diploma de conclusão de curso superior.

VI - Declaração de que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino Superior (Anexo II); § 1º Os candidatos que tiverem a matrícula deferida terão o prazo de 90 dias para apresentar ao IFPR, enviando por e-mail à Secretaria Acadêmica do Campus (secretariaacademica.irati@ifpr.edu.br) os seguintes documentos: I - certidão de Nascimento ou de Casamento; II - certidão de Quitação Eleitoral (para maiores de 16 anos que já possuem título eleitoral), que poderá ser obtida em qualquer Cartório Eleitoral e também página eletrônica www.tse.jus.br III – comprovante de Quitação com o Serviço Militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos, exceto indígenas;

IV – no caso de documentos expedidos por instituições de ensino do exterior, incluir: a) declaração de Equivalência de Estudos, conforme Deliberação nº 09/2001 do Conselho Estadual de Educação do Paraná, ou legislação própria de cada estado brasileiro, exceto quem realizou seus estudos nos seguintes países: Argentina, Paraguai, Uruguai; b) documento de conclusão do ensino médio autenticado pela embaixada brasileira do País de origem, exceto quem realizou seus estudos nos seguintes países: Argentina, Paraguai, Uruguai. V – Cédula de Identidade (RG) do responsável legal ou passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação válida (menores de 18 anos); VI - declaração de vacinação (menores de 18 anos): a declaração de vacinação deverá ser emitida e assinada por profissional de saúde, atestando que o adolescente está com o seu esquema vacinal de acordo com a recomendação estabelecida no Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. § 2º Os documentos listados deverão ser apresentados originais e cópias para conferência por servidor da secretaria acadêmica do campus quando as aulas presenciais forem retomadas.

A análise dos documentos para realização da matrícula e resultado preliminar dessa análise serão publicados no dia 17 de agosto. Já o período de recurso contra o resultado preliminar da análise dos documentos para matrícula será no dia 18 de agosto, podendo ser realizados exclusivamente em formulário eletrônico a ser disponibilizado na página eletrônica do Campus Irati. O resultado definitivo da análise dos documentos para matrícula será disponibilizado no dia 19 de agosto.

Segundo a assessoria do IFPR, as vagas remanescentes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas serão disponibilizadas em outro edital previsto para ser lançado no dia 6 de agosto.