Publicidade Topo

notícias

Confira quem são os representantes da sociedade civil no Conselho da Cultura de Irati

Prefeito ainda vai indicar os nomes dos representantes governamentais que vão compor o Conselho 

Escolha dos integrantes do Conselho de Cultura foi realizada durante Conferência Municipal de Cultura que aconteceu de forma online. Foto: Divulgação

Os representantes da sociedade civil no Conselho da Cultura de Irati foram definidos no dia 22 de junho. A escolha dos membros foi realizada durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura que aconteceu de forma online em virtude da pandemia de coronavírus. Cada comissão é formada por um titular e um suplente, conforme previsto em lei municipal de 2009.

A comissão de Artes Cênicas e Música terá como titular Patrícia Glinski Kaspczak. Já o suplente é Rafael Zentil Buss. As demais comissões serão formadas pelos seguintes componentes:

Artes Visuais: Titular: Daniel Tavares; Suplente: Rafael Dieter

Artes Audiovisuais: Titular: Leonardo Schenato Barroso; Suplente: Mirian Guimarães

Patrimônio Material: Titular: Vergílio Miguel Trevisan; Suplente: Nelsi Antonia Pabis

Comissão de Livro e Literatura: Titular: Edson Santos Silva; Suplente: Junior Bueno

Instituições da Sociedade Civil e Movimentos Sociais: Titular: Herculano Batista Neto; Suplente: Braulio Zarpellon Junior.


O vice-presidente da atual diretoria do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Barroso, explica que o prefeito Jorge Derbli vai indicar os representantes dos órgãos governamentais que farão parte do Conselho. “Agora a gente aguarda que o prefeito faça a indicação dos nomes, com base na listagem das secretarias municipais, que o conselho considerou como mais relevantes dentro da atuação do Conselho. Vindo todos esses nomes, a gente encaminha para publicação do decreto contendo todos os titulares e suplentes da sociedade civil e governamentais que vão estar na próxima composição do Conselho. Até o momento, são esses os nomes e deverão vir mais seis titulares e seis suplentes como representantes governamentais”, relata Leonardo.

As secretarias municipais que terão representação no Conselho são de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico; Desenvolvimento Econômico; Comunicação Social; Educação; Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar; e Planejamento e Coordenação.

O Conselho de Cultura de Irati solicitou que pelo menos um indicado seja um servidor concursado para viabilizar a continuidade e o andamento das atividades, independente de questões político-partidárias. A atual diretoria do Conselho de Cultura de Irati é formada pela presidente Maressa de Oliveira Macedo, vice-presidente Leonardo Barroso, primeira-secretária Mirian Guimarães e segundo secretário Marcelo de Ávila Francos.