Publicidade Topo

notícias

Após reforma, Afubra reinaugura loja em Irati

Obras tiveram duração de nove meses e custo aproximado de R$ 3 milhões/Rodrigo Zub, com reportagem de Ademar Bettes e Jussara Harmuch

Reinauguração da Afubra teve participação de representantes do setor agrícola de Irati e de autoridades municipais, como o prefeito Jorge Derbli. Foto: Jussara Harmuch
Depois de nove meses de obras e um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, a Afubra de Irati concluiu as reformas em sua sede na rua Coronel Emílio Gomes, no centro da cidade. A reinauguração da loja aconteceu na manhã de segunda-feira, 26.

Em função da pandemia de Covid-19, a solenidade foi restrita a poucos convidados e realizada internamente. A memória do funcionário da Afubra, Ireno Fillos, que morreu após um acidente há três meses em frente à rodoviária de Irati, foi lembrada por diretores e colaboradores da empresa. 

Até que as obras fossem concluídas, a Afubra atendeu provisoriamente na antiga sede da Volkswagen Servopa na rua Fioravante Slaviero esquina com a Alameda Virgílio Moreira, na saída da cidade.

A previsão inicial era que a obra fosse concluída em janeiro de 2021. Porém, o atraso no cronograma estabelecido pela empresa era esperado devido à complexidade da obra. “A gente previa que isso poderia acontecer. Então, tinha a necessidade de alugar um prédio fora daqui até pela questão da complexidade dessa reforma foram nove meses de reforma. Por isso, a gente mudou para o endereço da antiga Servopa no dia 2 e 3 de outubro, mas a reforma propriamente dita iniciou em novembro. Foram nove meses de reforma. Era para ter iniciado antes. Por isso que atrasamos, mas obra e reforma é uma caixinha de surpresas”, afirmou o gerente das filiais de Irati e Imbituva da Afubra, Lazaro Ramon Böck.


A remodelação do espaço incluiu uma reforma do telhado. Da estrutura antiga só restaram as paredes. “A diretoria da Afubra fez um investimento alto, mas era um investimento necessário na readequação interna e questão estrutural. O prédio já estava bem debilitado e precisava dessa reforma para que possa ficar mais 24 anos funcionando com segurança”, disse Lazaro, que lembrou do período que a empresa está funcionando em Irati.

Conforme o gerente, os clientes e a população não percebem as mudanças na estrutura da loja externamente. Porém, na área interna, o espaço ganhou 200 metros quadrados para exposição das mercadorias. Além disso, foi trocado o piso, parte elétrica e forração. “A loja ficou loja mais clara, mais aberta e mesmo com o fechamento das vitrines, hoje com esse novo layout, nas quatro vitrines existentes [as pessoas] conseguem visualizar até o fundo da loja. Teve readequação de posicionamento de gôndolas que favorece a visualização da rua”, ressalta Lazaro, que ocupa o cargo de gerente da filial de Irati desde 2018. Já a loja de Imbituva é administrada por ele desde 2014.

Para marcar a reinauguração, a Afubra está oferecendo produtos do varejo com desconto para os clientes. As mercadorias podem ser adquiridas em dez vezes sem juros até essa quarta-feira, 28. Os segmentos agrícola e de energia solar não entram na promoção. O horário de atendimento da Afubra nesta quarta-feira, 28, será das 8h30 às 18 h sem fechar para o almoço. A partir de quinta-feira, 29, a loja fechará uma hora por dia para o período de almoço, que foi determinado entre 12 e 13 h.

Lazaro salienta que a empresa tem como objetivo oferecer um bom atendimento aos clientes. “A nossa equipe tem o compromisso e vamos trabalhar incansavelmente para que a gente possa dar o melhor atendimento possível para todos os associados e clientes que venham nos visitar”.

Em entrevista à Najuá, o gerente comercial da Afubra, Ricardo Senger Michel, disse que havia necessidade de uma ampla reforma na estrutura da loja. “A filial de Irati está crescendo parte de armazenamento de insumos agrícolas, parte de movimentação logística, ela estava complicada. Hoje temos amplo depósito, paleteiras elétricas, a gás, ou seja, ficou muito melhor dos colaboradores trabalharem, uma loja bem iluminada, climatizada, com amplo espaço de exposição de produtos na parte do depósito de insumos era bastante difícil. Agora ficou com capacidade de armazenamento maior e qualidade melhor na movimentação de produtos. Isso dá agilidade no atendimento aos produtores e maior qualidade de trabalho aos colaboradores”.

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) foi criada no Rio Grande do Sul em 1955. Desde então, ela expandiu suas lojas para o Paraná e Santa Catarina. Em 2021, a empresa completa 25 anos de atuação em Irati.

“A Afubra fincou bandeira aqui há 24 anos e veio ampliando suas estruturas, mas o prédio antigo precisava de uma grande reforma e isso foi feito durante nove meses trabalhamos muito para aprontar esse novo espaço ampliado, bonito, com ampla acessibilidade e ficamos com toda certeza muito felizes de ao abrir as portas receber um bom público”, relata Ricardo.

Ricardo Senger Michel- Gerente Comercial da Afubra. Foto: Jussara Harmuch

Lázaro Ramon Böck gerente das filiais de Irati e Imbituva da Afubra. Foto: Jussara Harmuch