Publicidade Topo

notícias

Mais dois imbituvenses morrem por Covid-19

Cidade já registrou 77 óbitos em virtude da doença. A partir desta terça-feira, 8, Imbituva passa a vacinar pessoas com 59 anos. Confira o calendário

Boletim de coronavírus divulgado na segunda-feira, 7, em Imbituva. Foto: Divulgação

Mais dois imbituvenses faleceram por complicações da Covid-19. Um paciente tinha 40 anos e estava internado no hospital São Lucas, em Curitiba, desde o dia 18 de maio. Já o outro homem, de 50 anos, morreu na Santa Casa de Irati, onde estava hospitalizado desde o dia 3 de junho. Com isso, Imbituva passou para 77 mortes desde o início da pandemia.

Nesta segunda-feira, 7, a secretaria de Saúde confirmou 73 novos casos da doença e comunicou que 271 munícipes finalizaram o período de isolamento e são considerados curados. No total, 3.951 casos de coronavírus já foram diagnosticados na cidade. 3.488 pessoas estão recuperadas, 356 moradores infectados estão em isolamento domiciliar, 124 imbituvenses que tiveram sintomas da infecção aguardam resultado dos exames e 30 permanecem internados, sendo 26 em hospitais de referência e quatro no Pronto Atendimento Municipal aguardando transferência. 


Vacinação contra o coronavírus em Imbituva: Até o fim da tarde de segunda-feira, 5.629 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Já a segunda dose foi aplicada em 2.405 moradores. Nesta semana, a secretaria de Saúde de Imbituva está vacinando trabalhadores das escolas públicas e particulares a partir de 18 anos, funcionários da Assistência Social, conforme escalonamento definido pela própria pasta, e profissionais de saúde como biólogos, biomédicos, pessoas que atuam com educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais que apresentem comprovação no seu respectivo conselho de classe. 

A partir desta terça-feira, 8, as pessoas com 59 anos e as que completam essa idade até 31 de dezembro, também podem ser imunizadas. Quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março recebe a vacina nesta terça-feira, 8, das 8h30 às 11h30. Já as pessoas que nasceram em abril, maio e junho recebem a primeira dose entre 13 e 16h30. Na quarta-feira, 9, serão atendidos os nascidos em julho, agosto e setembro das 8h30 às 11h30. Já os imbituvenses que nasceram entre outubro e dezembro estarão aptos para serem imunizados na tarde de quarta-feira, 9, entre 13 e 16h30.

Outros grupos contemplados nesta semana são: gestantes e mulheres até 45 dias pós-parto, acima de 18 anos, que apresentem comorbidades; pessoas acima de 18 anos que fazem hemodiálise ou que tenham Síndrome de Down; imbituvenses entre 18 e 59 anos que apresentam comorbidades ou que tenham deficiências permanentes em estado grave. 

As pessoas que fazem parte desses grupos devem apresentar um atestado de saúde comprovando a condição. O atestado pode ser retirado nas unidades de saúde para quem faz tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede particular, o documento pode ser emitido pelo médico que acompanha o paciente ou em uma unidade de saúde desde que contenha a descrição detalhada da patologia em que a pessoa se enquadra para receber a vacinação. No caso de trabalhadores de escolas públicas e privadas, a secretaria de Saúde solicita a declaração preenchida pelos responsáveis das escolas. 

Os imbituvenses com 60 anos ou mais que não tomaram a vacina também podem procurar o setor de vacinação na secretaria de Saúde, que fica na sala em frente ao Setor de Fisioterapia (entrada pela lateral em frente ao Laboratório Bioluz). O horário de vacinação é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13 h às 16h30. É necessário comparecer com CPF e carteirinha de vacinação.

Irati registra 137º óbito por coronavírus: Em Irati, mais uma morte por coronavírus foi confirmada nesta segunda-feira, 7. Um homem, de 81 anos, que tinha comorbidades, faleceu em sua casa. 137 moradores de Irati já faleceram em virtude da Covid-19. Nesta segunda-feira, 51 novos casos da doença foram diagnosticados. No total, são 7.296 moradores infectados desde o início da pandemia. 6.795 pessoas estão recuperadas e 52 internadas, sendo 32 em leitos de enfermaria, 11 em UTIs e nove no Pronto Atendimento Municipal. 312 iratienses contaminados estão em isolamento domiciliar e 26 aguardam resultado dos testes. 

Nos sete primeiros dias do mês junho foram confirmadas 11 mortes e 393 casos de coronavírus no município. A Santa Casa de Irati, que é o hospital referência no atendimento de pacientes com Covid-19 na região, começou a semana com 27 pacientes internados com a doença. 11 pessoas ocupavam UTIs, 11 estavam em enfermarias e cinco no Pronto Socorro nesta segunda-feira, 7.

“Os cuidados ainda são necessários até que toda a população esteja imunizada. Lave as mãos, use álcool gel e máscara, evite aglomerações e se puder fique em casa. Vamos juntos combater o Coronavírus”, solicita a assessoria de imprensa da Santa Casa.