Publicidade Topo

notícias

Irati inicia vacinação contra Covid-19 para público em geral

Nesta quarta-feira, pessoas com 59 anos receberam a primeira dose da vacina. Amanhã vacinação continua em pessoas com 58 anos; Já na sexta-feira será a vez dos iratienses com 57 anos/Lenon Diego Gauron

Fila de pessoas que aguardavam para tomar vacina da Covid-19 na manhã desta quarta-feira, 9, na unidade Adhemar Vieira de Araújo, em Irati. Foto: Lenon Diego Gauron

A cidade de Irati começou a vacinar a população em geral contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 9. A imunização seguirá o escalonamento por faixa etária decrescente, ou seja, dos mais velhos para os mais novos. Hoje foram vacinadas as pessoas com 59 anos completos. Nos dias seguintes, a imunização continua em iratienses com 58 na quinta e 57 anos na sexta-feira.

No cronograma de vacinação, a secretaria de Saúde destaca que a preferência é que na parte da manhã, se desloquem aos postos de vacinação pessoas que nasceram de janeiro a junho. Já o período da tarde é destinado para nascidos entre julho e dezembro.

Em entrevista à Najuá, Luiz Carlos da Luz, de 62 anos, que aguarda para receber a segunda dose da vacina em julho, disse que já teve coronavírus no final do ano passado, assim como seus familiares. Ele vê a vacinação para a população em geral como uma esperança. “Eu acho que já imunizou um pouco. Minha esposa pegou Covid em novembro, ficou seis dias na UTI e 17 dias internada. Aí eu peguei e minha filha pegou também. Tivemos que ficar em isolamento em casa”, lembra Luiz.


Outra iratiense que se vacinou nesta quarta-feira diz que a vacina é sinônimo de alegria. Ela chegou no posto de saúde Adhemar Vieira de Araújo às 7h30 e aguardou cerca de 1h30 para receber a vacina. “Alegria, esperança, uma luz no final do túnel depois de tanta tristeza”, relata a moradora.

Pessoas com comorbidades ou com mais de 59 anos e que ainda não tomaram a vacina, também podem comparecer aos postos de saúde para serem imunizadas, assim como fez Carolina, de 18 anos, que possui diabetes. Ela conta que tomou a vacina da gripe e teve que esperar para poder tomar a primeira dose contra a Covid-19. “Era para eu ter tomado na semana passada, mas eu tomei contra a gripe e então tive que esperar 14 dias. Mas que bom que a vacina está chegando para a população em geral”, comemora Carolina.

Já Germano Strassmann, que já foi provedor da Santa Casa de Irati, elogiou o sistema de saúde de Irati. Ele tomou duas doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan. A segunda foi aplicada há cerca de um mês. Germano disse que não teve reação ou apresentou sintomas após tomar a vacina. “Me sinto seguro, mas nem por isso eu deixo de usar a máscara. Tive oportunidade de ser provedor da Santa Casa de Irati. Nossa cidade tem funcionários muito bem treinados, uma equipe médica excelente e a estrutura física é excelente”, avalia Germano.

Clique aqui e confira o calendário completo de vacinação por unidade de saúde.

Ex-Provedor da Santa Casa de Irati, Germano Stransmann (no centro da foto), já tomou as duas doses da vacina. Foto: Lenon Diego Gauron