Publicidade Topo

notícias

Covid-19: Irati passa a vacinar população em geral a partir de quarta, dia 9

1ª dose da vacina contra o coronavírus será aplicada em pessoas com 59 anos na quarta. Nos dias seguintes, imunização continua em iratienses com 58 e 57 anos

Unidade Adhemar Vieira de Araújo será um dos locais onde os iratienses podem ser imunizados contra a Covid-19. Foto: Paulo Sava

Pessoas com 57, 58 e 59 anos receberão a primeira dose da vacina contra o coronavírus a partir de quarta-feira, 9, em Irati. O município receberá 820 doses para atender esse público. No total, o governo estadual repassará 1.590 doses neste fim de semana. Os demais imunizantes serão aplicados para imunização de iratienses com comorbidades (285), pessoas com deficiência permanente (150), trabalhadores do sistema prisional (5), profissionais da Assistência Social (50), população privada de liberdade (80) e funcionários do setor de Educação (200).

Conforme o calendário de vacinação da próxima semana, os grupos prioritários recebem o imunizante na segunda e terça-feira, dias 7 e 8. Já na quarta-feira, 9, começa a imunização contra a Covid-19 da população em geral com 59 anos. Nos dias seguintes, a imunização continua em iratienses com 58 e 57 anos.

Gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente com comorbidades continuam sendo imunizadas na próxima semana. A vacinação ocorrerá na unidade de Pré-Natal Municipal nas manhãs de terça e sexta-feira, dias 8 e 11. 

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, as doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde são do saldo remanescente de outras remessas. Com isso, será possível ampliar a faixa etária de forma gradativa. De acordo com resolução do Ministério da Saúde devem ser vacinados profissionais de 14 categorias com idade de 45 anos ou mais. A resolução abrange assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. No momento da vacinação, os profissionais devem apresentar a Carteira de Registro Profissional.

Já a terceira etapa da vacinação contra a gripe tem início na quarta-feira, 9. Até o dia 19 de julho podem receber a vacina pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Clique aqui e confira o calendário completo de vacinação por unidade de saúde entre os dias 7 e 11 de junho.