Publicidade Topo

notícias

Contatos de casos confirmados de Covid-19 serão testados em Irati

Munícipio recebeu 2.250 testes rápidos de antígeno, que serão realizados a partir de segunda-feira na unidade Sentinela

Foto: Clevis Massolla/SESA

A secretaria de Saúde de Irati passará a realizar teste rápido nas pessoas que tiverem contato com moradores diagnosticados com o coronavírus a partir de segunda-feira, dia 21. A pasta ressalta que as ações de rastreio e monitoramento são essenciais para redução do contágio da doença.

Nesta semana, o Ministério da Saúde disponibilizou 2.250 testes rápidos de antígeno ao município de Irati. O repasse foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Segundo a secretaria de Saúde, o teste será realizado na Unidade Sentinela, que funciona no espaço Esportivo Vadico Cabral, no estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm. O procedimento funcionará da seguinte forma. A pessoa deve repassar o nome completo da pessoa infectada com a Covid-19. Também é necessário estar no sétimo dia da data do último contato com o morador contaminado. Se o teste apresentar resultado negativo, a pessoa poderá retornar ao trabalho, mas deve monitorar a possibilidade de surgirem sintomas da doença, que podem aparecer até o 14º dia do contato. Caso o resultado for positivo, o morador (a) permanecerá em isolamento domiciliar por dez dias, que são contados a partir da data da realização do teste.

Quem tiver sintomas de coronavírus também pode realizar o teste RT-PCR entre o primeiro e o oitavo dia do aparecimento de sintomas. De acordo com a secretaria de Saúde, não há mais a necessidade de aguardar o terceiro dia após surgirem sintomas.

“Se você teve contato com caso confirmado de Covid-19, procure a Unidade Sentinela e faça o seu teste, pois pode ser portador assintomático e não saber. Se você está com sintomas gripais, não os menospreze, pode ser Covid-19. Procure fazer o RT-PCR o quanto antes! Somente com a realização do exame é possível descartar a possibilidade da infecção”, alerta a Vigilância epidemiológica de Irati.

Já a Santa Casa de Irati passou a aplicar o teste rápido para detecção da Covid-19 em gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente com indicação de internamento. “Essa atitude é importante para diagnóstico precoce, inclusive de assintomáticas, evitando a disseminação entre as demais pacientes e recém-nascidos nas enfermarias. Esta ação entra em vigor cumprindo as determinações da Secretaria do Estado do Paraná (SESA) e vem complementar o pacote de medidas de proteção a gestantes e puérperas que a Santa Casa de Irati já adota, sempre pensando no melhor para todos”, afirma a assessoria de imprensa do hospital.

Nesta quarta-feira, 49 novos casos de coronavírus foram confirmados em Irati. No total, o município já registrou 7.608 casos de Covid-19. Desses, 7.178 moradores se recuperaram da doença, 151 faleceram, 249 pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar e 30 internadas, sendo 15 em enfermarias, 13 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e duas no Pronto Atendimento Municipal. 73 pessoas tiveram sintomas de coronavírus e estão em isolamento domiciliar. Em junho foram confirmados 705 casos e 25 mortes.