Publicidade Topo

notícias

Projeto de seminaristas da Diocese de Ponta Grossa fará leitura da Bíblia em podcasts diários

Projeto disponibilizará áudios da leitura da Bíblia de forma gratuita por meio de podcasts, espécie de programa de rádio gravado para a internet/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Projeto foi criado por seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney, de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

Seminaristas da Diocese de Ponta Grossa lançaram um projeto para disponibilizar gratuitamente a leitura da Bíblia inteira por meio de podcasts. O primeiro episódio será lançado em 16 de maio, dia em que é comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais e festa da Ascensão do Senhor.

O projeto é uma realização dos seminaristas Iuri Nack Buss, de Ponta Grossa, e, Jefferson Davi Sviercoski Sanchez, de Castro. Eles estão no 2º ano de Teologia no Seminário Maior São João Maria Vianney, de Ponta Grossa.

Intitulado “A Bíblia em 1 ano”, o projeto propõe a leitura de dois a três capítulos da Bíblia e mais uma reflexão, que seguirão uma linha do tempo. “Começamos com o Evangelho, mas aí já vamos para os primeiros livros, Gênesis, Êxodo, e os seguintes. Mais um pouco vai ter um outro Evangelho e assim terminamos com Apocalipse no final dos nossos podcasts. Além da leitura corrida desses textos, também teremos algumas leituras simultâneas. Por exemplo, quando estivermos lendo o Livro do Gênesis, também vai ter passagens dos Salmos que estão de certa forma relacionado com essa leitura”, conta o seminarista Jefferson.

Cada episódio terá 25 minutos, acompanhado de comentários sobre os trechos lidos. Segundo os seminaristas, o objetivo é facilitar a leitura da Bíblia. “Quem participa da missa, por exemplo, todos os dias durante praticamente três anos, ele vai ter contato com quase toda a Bíblia. Mas apesar disso, e mesmo com a nossa busca pessoal de oração, às vezes a gente vai na missa e até lembra daquela passagem e tem uma colocação, mas não consegue relacionar com o todo. Então, a gente vê primeiro como seminarista, mas todos nós cristãos que às vezes falta o conhecimento do todo, de contextualizar a passagem que a gente ouve, que a gente lê com a história inteira da Salvação”, explica Iuri.


O formato do podcast é inspirado na versão em inglês chamada “The Bible in a Year”, produzida pelo padre Mike Schmitz, junto com Jeff Cavins. Iuri conta que a inspiração ocorreu durante suas férias. “Eu tive essa experiência nas férias, enquanto estava na casa da minha família, e descobri um podcast dos Estados Unidos, uma versão americana que fazia essa leitura da Bíblia em um ano. Eu comecei a acompanhar e achei muito interessante no primeiro momento para um aprofundamento pessoal esse encontro com a Bíblia, com a palavra de Deus. Mas como tempo eu pensei: ‘Poxa, poderia ter uma versão também em português’”, relata Iuri.

Os episódios serão gravados com apoio do Seminário. “Procuramos alguns instrumentos, as ferramentas próprias do Seminário, os computadores próprios, os meninos adquiriram uma mesa de som, emprestamos alguns microfones da Pastoral Vocacional e improvisamos um mini estúdio aqui no nosso quarto vazio para fazer as gravações. Então, toda a parte de gravação e edição é aqui com a gente mesmo”, disse Jefferson.

Como ouvir?: Os episódios serão disponibilizados diariamente na internet, nos aplicativos Google Podcasts e Spotify. Eles poderão ser acessados nos celulares. Os episódios também poderão ser baixados para serem ouvidos posteriormente, caso o usuário não tenha acesso à internet durante todo o dia.

No Facebook, há um vídeo explicando o passo a passo da instalação do aplicativo Google Podcasts no celular e como acessar os episódios. O vídeo pode ser acessado clicando aqui.

Os seminaristas criaram perfis nas redes sociais para atualizar as informações da publicação dos episódios. No Instagram, o perfil é @abiblia.em1ano e no Facebook é @seminariopg.