Publicidade Topo

notícias

Médico que atende pacientes com coronavírus testa positivo para Covid-19

João Henrique Sabag Duarte, que também ocupa uma vaga de vereador na Câmara de Irati até o dia 20 de maio, foi diagnosticado com a doença nesta sexta-feira, 30/Paulo Henrique Sava

Médico e vereador João Henrique Sabag Duarte foi diagnosticado com Covid-19. Foto: Assessoria da Câmara
O médico João Henrique Sabag Duarte, que atende pacientes com Covid-19 internados na Santa Casa de Irati e no Pronto Atendimento da Vila São João, testou positivo para a doença. Ele comunicou o fato em suas redes sociais nesta sexta-feira, 30. Por este motivo, o profissional precisará se afastar das suas funções nos próximos dias.

“Desde o início da pandemia, lutei incansavelmente na linha de frente em combate ao Covid-19. Salvando vidas, infelizmente as perdendo também. É com tristeza que venho anunciar que testei positivo para Covid-19. Neste momento, preciso me afastar das minhas funções e combater a doença em mim. Peço orações para minha recuperação, para que logo eu possa voltar às minhas atividades normais. E, reforço mais uma vez, se cuide, cuide da sua família. Fique em casa quando puder, cumpra as medidas de prevenção. Estamos em um momento difícil, preocupante e alarmante. E que Deus me abençoe e abençoe a todas as pessoas que estão fragilizadas por esse momento. Espero muito em breve retornar e continuar nessa luta”, disse o médico em nota publicada em suas redes sociais.

Nossa reportagem entrou em contato com João Henrique, que confirmou a contaminação por Covid-19. Ele teve febre, dor de cabeça, dor no corpo, tosse, cansaço, indisposição e perdeu o olfato e o paladar. "Estou medicado, sendo monitorado direitinho nos sinais vitais, temperatura, saturação, pressão e glicemia. Estou tentando me recuperar para voltar às atividades normais o mais breve possível", relatou.

Além de médico, João Henrique está exercendo o cargo de vereador. Ele foi empossado no dia 13 de abril e deveria permanecer até 20 de maio. Neste período, o doutor está substituindo Nei Cabral, que solicitou licença de 45 dias para realizar tratamento de saúde. Natural de Apucarana, João Henrique obteve 640 votos na eleição de 2020. Ele é o segundo suplente do PV. A primeira suplente do partido era Vera Gabardo, que assumiu o cargo de vereadora definitivamente após a morte de Ailton Laroca, que foi vítima da Covid-19.


Santa Casa de Irati restringe atendimentos - Em comunicado divulgado na tarde de ontem, 30, a Santa Casa informou que irá restringir os seus atendimentos por conta da falta de profissionais e vagas para o atendimento de pacientes. A partir deste final de semana, os cinco leitos de UTI Geral estão fechados por tempo indeterminado por falta de equipe técnica para atendimento à população. Além disso, o Pronto Socorro Covid está com capacidade máxima lotada, com cinco pacientes intubados. Por isso, o hospital não pode receber ninguém em estado grave. “Ofícios já foram encaminhados para a Central de Leitos do Estado e 4° Regional de Saúde informando sobre esta situação. Agradecemos a compreensão de todos e pedimos para que continuem com os cuidados de prevenção ao coronavírus”, solicitou a direção do hospital em nota.