Publicidade Topo

notícias

Irati inicia cadastro de pessoas com comorbidades para receber vacina da Covid-19

Previsão é que o município receba doses para imunização de pessoas com comorbidades na próxima semana

Pessoas aguardando para receber dose da vacina contra o coronavírus na unidade de saúde Adhemar Vieira de Araújo, em Irati. Foto: Paulo Sava

A partir de hoje, 5, a Vigilância Epidemiológica de Irati está disponibilizando um formulário para cadastro de pessoas com comorbidades para receber a vacina contra o coronavírus. O cadastro pode ser feito no site da prefeitura de Irati.

A secretaria de Saúde ressalta que o cadastro tem a finalidade de planejar e organizar a logística de vacinação. Segundo a secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que o município receba doses para imunização de pessoas com comorbidades na próxima semana. Se isso se confirmar, o cronograma de vacinação será anunciado até o fim de semana. Em virtude da quantidade reduzida de doses serão estabelecidos alguns critérios para definir prioridades, como idade e outras condições como gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades, pessoas com doenças renais crônicas em terapia de substituição renal e portadores de Síndrome de Down.


Os critérios de priorização vão seguir duas fases. Na primeira serão imunizadas pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade, Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade, Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e Pessoas com Deficiência Permanente de 55 a 59 anos. Na segunda etapa de vacinação das pessoas com comorbidades serão vacinadas pessoas com idade nas faixas etárias de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos, pessoas com Deficiência Permanente e Gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes. A lista de comorbidades e respectivas definições estão disponíveis para consulta no site da prefeitura e no Plano Municipal de Imunização. No dia da vacinação, a declaração médica de comorbidade ou condição deverá ser apresentada ao profissional que vai aplicar a vacina. A secretaria de Saúde de Irati lembra que serão aceitos outros modelos de declaração, desde que o conteúdo das informações contidas seja igual ao modelo padrão adotado.

A secretaria de Saúde de Irati registrou o 73º óbito por coronavírus nesta quarta-feira, 5. Um homem, de 57 anos, com comorbidades, faleceu na madrugada de hoje no Pronto Atendimento Municipal, onde estava internado desde ontem, 4. Somente no mês de maio, oito pessoas faleceram em Irati por complicações da Covid-19. A cidade registrou uma morte no sábado, duas no domingo, uma na segunda, três ontem e uma hoje. Na manhã de hoje, 22 novos casos de coronavírus foram confirmados em Irati. Ontem, 76 pessoas testaram positivo. 

Na soma desde o início da pandemia, 4.832 casos de Covid-19 foram diagnosticados no município. 4.397 pessoas já se recuperam da doença, 326 moradores estão em isolamento domiciliar e 36 pacientes permanecem internados, sendo 14 em enfermarias, 13 em UTIs e nove no Pronto Atendimento Municipal. 134 pessoas que tiveram sintomas da doença aguardam resultado dos testes. Até a manhã desta quarta-feira, 10.008 pessoas haviam sido vacinadas em Irati, sendo que 6.006 moradores receberam a segunda dose.