Publicidade Topo

notícias

Diante da inércia do Poder Público, provedor da Santa Casa de Irati apela para consciência da sociedade

Ladislao Obrzut Neto relata aperto que hospital sofre diante do aumento de internamentos e da gravidade da doença/Jussara Harmuch

Dr Ladislao Obrzut Neto apela para consciência da sociedade na adoção de medidas restritivas para conter a pandemia da Covid-19

O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, gravou um vídeo para as redes sociais onde convoca a sociedade para fazer isolamento, individualmente, independente do que diz decretos a respeito das medidas de restrições para conter a pandemia da Covid-19.

Dia atrás o médico, que também atende na linha de frente contra o vírus, havia dito que se reuniria com equipe de médicos do Hospital Regional de Ponta Grossa para avaliar um protocolo que serviria de embasamento na decisão sobre qual paciente deve passar à frente na frente no atendimento. O aumento de casos tem estrangulado o sistema, que se agrava com a contaminação de profissionais de saúde, mesmo vacinados, como é o caso do médico João Henrique Sabag Duarte, que testou positivo nesta sexta-feira. Com isso, os pacientes da UTI geral (não COVID) foram transferidos e será feito uma desinfecção do local. Ou seja, o hospital não receberá pacientes neste período até que a situação se normalize. Hoje, dia 1º, são 11 pacientes na UTI COVID mais 12 em enfermaria COVID, cinco no Pronto Socorro COVID e mais duas aguardam para internar.

O problema não se resume aos casos de Covid, com a UTI geral fechada o hospital deixa de receber pacientes com outras doenças como infarto, AVC e acidentes.

Ladislao falou também da agressividade do vírus que circula em Irati, "provavelmente esta nova cepa", que acomete pessoas com menos idade, na faixa de 20, 30 e 40 anos e ressalta que a orientação não é somente para Irati, já que a entidade hospitalar recebe pacientes de toda região, além de ser cadastrada na central do estado para leitos de COVID.

Confira no vídeo


 Quer receber notícias?