Publicidade Topo

notícias

Contribuintes de Irati terão acesso ao IPTU a partir de segunda-feira

Não haverá entrega dos carnês nas casas. Contribuinte poderá emitir a guia de pagamento no site da prefeitura

Pagamento do IPTU em cota única dá direito a 10% de desconto. Foto: Divulgação

Neste ano, a prefeitura de Irati não vai entregar os carnês ou boletos dos tributos municipais nas casas dos contribuintes. Sendo assim, os munícipes terão acesso as guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular e Taxa de Licença e Fiscalização no site da prefeitura, a partir de segunda-feira, 17. A primeira parcela de todos os tributos municipais deve ser paga até 13 de julho.

O pagamento do IPTU em cota única dá direito a 10% de desconto no valor total. Neste ano, não haverá reajuste do imposto, apenas a atualização pela inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com percentual de 5,42%. Quem tiver dificuldade de acesso à internet poderá comparecer ao Departamento de Tributação da Prefeitura de Irati para ter acesso ao IPTU. O desconto de 10% em caso de pagamento em cota única não incide sobre a Taxa de Combate a Incêndio (TI) e Taxa de Custeio da Iluminação Pública (CIP) cobrada sobre os imóveis não edificados. 

O IPTU, Taxa de Combate a Incêndio e Taxa de Custeio da Iluminação Pública poderão ser pagos em parcela única ou em seis vezes. O valor mínimo da parcela é de R$ 32,51. Para cota única, o pagamento deve ser feito até 13 de julho. Na mesma data vence a primeira parcela. As demais parcelas do IPTU têm vencimento nos dias 13 de agosto, 13 de setembro, 13 de outubro, 16 de novembro e 13 de dezembro.


Em entrevista à Najuá no mês passado, a diretora do Departamento de Tributação, Rosenilda Aparecida Golinhak Paiva, relatou que a prefeitura optou em fazer a cobrança do IPTU no segundo semestre, pois no começo do ano a população costuma ter outros gastos com tributos, como é o caso do IPVA. “Conversando com o nosso prefeito Jorge [Derbli], ele falou para manter este valor de 10% [de desconto]. As cotas do IPTU e das taxas sempre colocaremos no segundo semestre porque, no 1º semestre é difícil para todo mundo, pois tem muitas dívidas e coisas para pagar, então é uma facilidade que o município disponibiliza todos os anos, e este ano também será no 2º semestre”, comentou.

As taxas de Vistoria e Funcionamento Regular e de Licença e Fiscalização devem ser pagas em cota única com vencimento em 13 de julho. Já o ISSQN Fixo pode ser pago em parcela única até 13 de julho. As datas de vencimento para quem optar pelo pagamento parcelado são: 13 de julho (1ª parcela), 13 de agosto (2ª parcela), 13 de setembro (3ª parcela) e 13 de outubro (4ª parcela).